Hoje em dia, fala-se tanto em qualidade de vida que às vezes é até difícil definir o que isso realmente significa. O que parece fundamental para algumas pessoas, pode não ser significativo para outras. O importante, portanto, é que cada um perceba o que tem valor para si e busque alcançar isso.
Alguém já definiu qualidade de vida como ter alegria e prazer de viver, gostar do que é, do que tem, e acreditar que pode conseguir algo melhor para si, para a família e para o grupo no qual se está inserido. Os objetivos podem envolver muitas pessoas e grandes mudanças, ou serem simples, como realizar uma viagem ou adotar hábitos mais saudáveis.
Saúde física, mental e espiritual também são fatores universais de bem-estar. Sono suficiente e de qualidade, alimentação balanceada e exercícios físicos são essenciais para manter o corpo saudável. Mas a saúde da alma também exige cuidados nem sempre tão evidentes como a necessidade de dormir ou alimentar-se. Meditação, busca do contato com Deus, na forma que cada um o concebe, e cuidados com o espaço em que se vive são essenciais.
Quanto à mente, pode ser ativada por boas leituras ou por atividades que dão prazer – de quebra-cabeças ou palavras cruzadas ao início de um novo curso ou à execução de uma pintura ou escultura, nunca é tarde para começar. Manter uma atitude positiva, procurando sempre o lado bom das coisas, selecionar o que ouve, lê e comenta, e separar um tempo diariamente para rir e conversar à toa são grandes aliados da saúde mental. Dançar também pode trazer benefícios para o corpo e para a alma, pois, além de ser uma forma agradável de exercitar-se, aumenta o contato social. Finalmente, com tantas atividades e metas, é preciso saber parar para ouvir o próprio coração e fazer aquilo que ele está pedindo.
Importante: este post tem apenas caráter informativo. Não realize diagnóstico ou se auto-medique baseado nessas informações. Lembre-se que em qualquer situação somente o médico poderá fazer o diagnóstico, prescrever medicamentos e orientá-lo sobre a melhor terapêutica.