Light e diet: qual a diferença
Muitas pessoas não sabem, mas diet e light são coisas diferentes. Se você tem alguma restrição alimentar – açúcar, derivados de trigo, produtos com colesterol etc. – deve ler cuidadosamente o rótulo dos produtos antes de comprar. Até porque pode estar adquirindo produtos mais caros do que seria necessário e, pior, que podem prejudicar sua saúde.
Diet é um produto isento de algum ingrediente. Por exemplo, sem sal, sem açúcar ou sem gordura. Assim, nem tudo que é diet ajuda a emagrecer. Chocolate diet, por exemplo, embora seja isento de açúcar, podendo ser consumido por diabéticos, contém mais gordura que os chocolates convencionais e pode ser até mais calórico.
Light, por sua vez, é o alimento que apresenta quantidade reduzida em no mínimo 25% de algum nutriente ou de calorias. Isso significa que um alimento light pode não ser permitido para quem tenha restrição ao consumo de um nutriente, já que os teores são apenas reduzidos e não eliminados.
É fácil confundir. Por isso, leia atentamente os rótulos dos produtos light e diet e compare com o alimento convencional para ter certeza de que eles atendem as suas necessidades. Como esses produtos são normalmente mais caros do que os chamados normais, você pode estar gastando mais por um alimento que não precisa ser substituído.
Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.