Você abusa dos seus pés?
Formigamento, inchaço e dor nos pés muitas vezes podem ser resolvidos com um tratamento local – e, claro, com a retirada dos sapatos. Mas calçados inadequados podem trazer problemas mais sérios, como joanetes e deformação dos dedos que costumam exigir intervenção cirúrgica.
Para saber se está usando os sapatos ideais para você, faça o seguinte teste: depois de ficar algum tempo de sapatos, descalce um dos pés e estique-o no solo. Em seguida, descalce o outro pé e compare com o que foi alongado. Se o primeiro estiver maior do que o segundo, é sinal de que os sapatos não estão tão confortáveis quando deveriam.
Se além de apertados, os sapatos têm saltos altos, eles causam uma grande pressão sobre a parte dianteira do pé e provocam deformações nas unhas, sobrecarga nos nervos e nas articulações dos pés e dos joelhos e problemas de circulação.
Na hora de escolher seus calçados, preste atenção a algumas dicas:
• não escolha o sapato pelo número que mostra na etiqueta, e sim pelo conforto que proporciona, e experimente sempre os dois pés para ver se não há diferença;
• observe se o sapato dá folga para o dedão se esticar e se não aperta o peito do pé;
• caminhe com os sapatos para ter certeza de que estão adequados e de que o pé não escorrega dentro deles;
• escolha um sapato que tenha o formato o mais próximo possível do formato do seu pé;
• compre sapatos no fim do dia, quando seus pés estão, normalmente, mais inchados.
Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.
0 comentários:
Postar um comentário