Rir é o melhor remédio
Você já deu uma boa gargalhada hoje? Se a resposta foi não, é bom rever a sua forma de encarar a vida. Médicos e terapeutas garantem que a alegria e uma boa gargalhada são elementos capazes de promover o bem-estar e a saúde, além de ajudar no tratamento de doenças.
O riso é tão benéfico que chega a ser utilizado como uma terapia em diversos países do mundo. O objetivo da chamada terapia do riso é levar as pessoas a rir de tudo, não só de situações engraçadas como também de si mesmas. Por isso, em vez de ficar irritado porque o moço do café ainda não lhe trouxe o troco, encare a situação de uma forma mais descontraída. No lugar de gastar os seus tímpanos com as buzinadas do trânsito caótico, coloque para tocar aquela música que você adora. Tente não se enervar por mais que a situação seja irritante e comece a encarar as coisas de forma diferente, com um sorriso nos lábios, brincando com a situação. O estresse é também mais facilmente combatido quanto mais a pessoa rir e estiver bem humorada.
Rindo de forma descontraída e verdadeira, são movidos cerca de 400 músculos de todo o corpo. O riso e o bom humor têm a vantagem de proteger o coração e, está provado através de diversos estudos, que quem leva uma vida mais bem humorada tem menos probabilidade de ter um ataque cardíaco do que aqueles que nunca dão uma risadinha. Dar gargalhadas também pode ser muito produtivo para os sistemas respiratório, imunológico, muscular, nervoso central e endócrino, entre outros. Quando rimos, ativamos a circulação do sangue, o ritmo respiratório e, portanto, a oxigenação geral do corpo.
Rir é, de fato, o melhor remédio! O riso como expressão de alegria melhora a sua qualidade de vida, física e psicológica, e é um ótimo exercício para se tornar uma pessoa mais saudável. Você vai notar que consegue dominar melhor os problemas, tem mais energia, vitalidade, otimismo e menos estresse. Não é à toa que um ditado chinês ensina que, para ser saudável, deve-se rir pelo menos 30 vezes por dia. Não espere mais, comece agora!
Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.