sexta-feira, 19 de junho de 2009

Alongamento é importante

Até pouco mais de quinze anos atrás, alongar o corpo antes ou depois de alguma atividade física era comum somente entre atletas profissionais. Atualmente, o alongamento saiu do anonimato para se tornar uma modalidade com aulas exclusivas, com direito a professores especializados, e corresponde a 25% das atividades nas academias.

O alongamento mantém os músculos flexíveis, dá a sensação de um corpo mais relaxado e prepara para o movimento, facilitando as atividades cotidianas e trazendo mais equilíbrio. Pode ser feito antes e depois dos exercícios e também em diversos momentos do dia - de manhã, no trabalho, depois de ficar sentado ou em pé por muito tempo ou quando estiver tenso. Feito antes da atividade física, o alongamento serve para aquecer os músculos, preparando-os e deixando-os menos vulneráveis a contusões. Praticado depois, ele tem por objetivo aliviar a tensão e evitar que o corpo fique dolorido, pois elimina o excesso de substâncias tóxicas produzidas pelo esforço físico, como o ácido lático, responsável pela sensação de dor que aparece principalmente quando se exagera no exercício.

Todos podem fazer alongamento, independente da idade, da flexibilidade e da atividade que exerça no seu dia-a-dia. Porém, como toda atividade física, se executado de forma errada o alongamento pode ocasionar danos ao corpo. Por isso, conte sempre com um profissional habilitado para orientar sobre a maneira correta de esticar o corpo.

Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.

0 comentários:

Postar um comentário

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP