sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Dança ativa a memória e a concentração

Uma pesquisa, realizada pelo setor de Gerontologia da Universidade de Campinas (Unicamp), envolvendo dança e idosos comprova que a atividade, além de exercitar o corpo, faz bem para a memória. Habilidades como força, ritmo, agilidade, equilíbrio e flexibilidade também são desenvolvidas e trazem bem-estar e saúde aos idosos. Com a idade, eles deixam de exercitar a área do cérebro responsável por essas ações para estimular outras regiões como a que controla a ansiedade e a motivação.

Segundo os pesquisadores, quando dançam, os idosos fazem um esforço maior para memorizar a sequência dos passos e mostram concentração acima do normal para não invadirem o espaço do parceiro. Além disso, se lembram de experiências e sensações vividas no passado, quando a música os remete à juventude.

Para os pesquisadores, os resultados da pesquisa demonstram que a saúde dos idosos depende de fatores práticos e não apenas de investimento em saúde. Eles acreditam que medidas simples podem garantir uma velhice saudável e feliz, e também alertam para a importância da saúde emocional nos idosos.

Fonte: Clipping Unicamp » 2009 » Outubro 2009 (clique aqui).

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Villa Dança à Fantasia!

Olha a criatividade do pessoal da Wellness! Muitas fantasias interessantes e muita diversão em mais uma edição do Villa Dança! Confira as fotos e deixe seu comentário!

Mais fotos aqui.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Teoria do divertimento

Nossa aluna Romilda indicou a notícia abaixo para publicação em nosso blog:

A ação, feita em conjunto pela agência de publicidade DDB e pela Volkswagen, foi implantada em um metrô de Estocolmo, na Suécia. Imagine que você está descendo as escadas do metrô, como faz habitualmente todos os dias, e começa a ouvir sons de piano, tocados em ritmo que vai de acordo com os seu passos. Essa foi a proposta da agência de publicidade DDB em uma parceria com a Volkswagen. As duas empresas se reuniram para criarem um experimento chamado, Fun Theory (algo como "teoria do divertimento", em inglês), uma tentativa bem ambiciosa de tentar mudar os hábitos sedentários dos moradores da capital da Suécia, Estocolmo. Para isso, transformaram as escadas de uma estação de metrô em um piano, o que aumentou surpreendentemente o uso das escadas em 66%. O resultado você confere no vídeo:

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Não pode faltar zinco no seu prato

Necessário ao organismo quase na mesma quantidade que o ferro, o zinco melhora o sistema imunológico, ajuda na cicatrização, na manutenção da capacidade gustativa e olfativa e na prevenção do estresse. É fundamental também para o crescimento, já que participa ativamente da síntese de colágeno. Alguns estudos mostram ainda que sua falta tem estreita ligação com a obesidade e com o diabetes.

Esse mineral não é produzido pelo organismo e, portanto, precisa ser consumido por meio da alimentação ou de suplementos. A dose diária recomendada é de 11 miligramas para os homens e 8 para as mulheres. O problema é que o zinco não é encontrado tão facilmente. O maior fornecedor são as ostras, com 16 mg cada unidade. Carne bovina e de peru, sardinhas, castanhas, semente de abóbora, gema de ovo e feijão são outras boas fontes, mas contêm quantidades menores.

Quem adota alimentação vegetariana deve tomar cuidado, pois sem peixes e carne vermelha fica muito difícil obter as doses mínimas, principalmente para gestantes e idosos, que precisam de uma quantidade maior. No período de gravidez, o organismo tem mais dificuldade de absorver o zinco e, por este motivo, as gestantes precisam ingerir o mineral em uma quantidade mais elevada. Já para os idosos, entre outros benefícios, o zinco evita a degeneração dos tecidos do olho. Doses excessivas, no entanto, podem ser prejudiciais ao organismo e, por isso, sua prescrição deve ser sempre feita por um médico.

Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Divirta-se

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Atitudes positivas retardam o envelhecimento

Jovem de espírito é jovem de corpo também. Pelo menos, mais jovem que outras pessoas da mesma idade. Por jovem de espírito entenda-se alguém otimista, cheio de fé na vida e com olhos no futuro. A relação entre atitude e aparência física foi constatada em uma pesquisa realizada na Universidade do Texas, EUA. Os pesquisadores concluíram que pessoas otimistas têm maior probabilidade de manter a aparência jovial que as pessimistas.

Cultivar atitudes positivas e combater o estresse, portanto, são decisões fundamentais para quem quer manter a aparência e a auto-estima em alta. O estresse prejudica a renovação celular, destrói as fibras de colágeno e provoca perda de elasticidade da pele. Para evitá-lo, sempre é tempo de cultivar hábitos saudáveis, como iniciar uma rotina de exercícios físicos adequados à sua idade e condição física, de preferência em grupo e em lugares agradáveis. A companhia de outras pessoas pode ajudar você a se distrair de seus próprios problemas e a encontrar outros modos de ver as mesmas situações.

De vez em quando, pare e pense nas características positivas de sua personalidade e concentre-se nelas para evitar idéias excessivamente críticas e derrotistas. E sempre que um pensamento desagradável ou preocupante começar a rondar a sua mente, movimente-se e faça outra coisa, ainda que seja apenas tomar um copo d’água. Isso sempre ajuda.

Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Teatro na Wellness!

A mais nova modalidade da Studio Wellness é o Teatro!

Baseado no método de Stanislaviski, o maior teórico de todos os tempos, o aluno que ingressa no curso de Teatro da Wellness aprende a teoria por meio de atividades didáticas, dinâmicas e divertidas. Toda forma de arte transcende o aprendizado técnico e se torna uma ferramenta para a vida toda.

Nosso curso será dirigido por Guga Menga, ator formado pelo Teatro Escola Macunaíma e especialista em Direção de Atores pelo SENAC-SP. Atuou em mais de oito espetáculos pelo circuito de São Paulo e dirigiu seis espetáculos em Jundiaí e região. Jurado de Festivais, Professor e Psicólogo, Guga alia teoria e prática através de um estudo que direciona o ator na busca de sua verdade. Atualmente dirige a Cia Nascem de Teatro, com mais de 50 integrantes.

Curso de Teatro Wellness
Turmas em formação!
Segundas e quartas das 19h00 às 20h30.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Novos cursos!

Estão abertas as inscrições para os próximos cursos de Salsa e Forró. Confira os dias e horários e reserve sua vaga na academia!

► Salsa (nível I)
Dia/horário: sextas - 19h30
Início: 30 de outubro

► Salsa (nível II)
Dia/horário: sextas - 20h30
Início: 30 de outubro

► Forró (nível I)
Dia/horário: sábados - 18h30
Início: 31 de outubro
Dia/horário: segundas - 19h30
Início: 16 de novembro

► Forró (nível II)
Dia/horário: sábados - 18h30
Início: 31 de outubro
Dia/horário: segundas - 20h30
Início: 16 de novembro

Alunos do plano semestral de Dança de Salão têm dois meses grátis nos cursos de Forró ou Salsa (nível I). Para mais informações, entre em contato com a Wellness!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Preparação higiênica dos alimentos

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças causadas por alimentos contaminados representam um dos problemas sanitários mais frqüentes atualmente. Por isso, a OMS elaborou regras simples e fundamentais para a preparação dos alimentos. Observe:

• Prefira alimentos tratados: leite pasteurizado no lugar de cru, frangos que tenham passado por irradiação ionizante e assim por diante. São mais seguros e se conservam melhor. Alimentos consumidos crus, como verduras folhosas, devem ser lavados cuidadosamente;

• Cozinhe bem: agentes patogênicos presentes em alguns alimentos crus são eliminados no cozimento em que a temperatura chegue pelo menos a 70ºC, dentro e fora;

• Consuma alimentos cozidos imediatamente: quando alimentos cozidos esfriam até a temperatura ambiente, os microorganismos começam a se multiplicar - quanto mais se espera, maior o risco;

• Guarde com cuidado: evite guardar na geladeira quantidade excessiva de alimentos quentes, pois isso prejudica seu resfriamento e oferece condições para a proliferação de microrganismos. No caso de alimentos para lactentes, o melhor é descartas as sobras;

• Reaqueça bem: essa é a melhor medida de proteção contra os microrganismos que podem ter proliferado durante o armazenamento. Todas as partes do alimento devem alcançar 70ºC;

• Lave bem as mãos: regra básica, mas nem sempre observada. Caso haja alguma infecção nas mãos, faça um curativo antes de manipular os alimentos;

• Cozinha limpa: qualquer migalha, mancha ou gota pode ser um reservatório de germes. Panos de prato e utensílios devem ser trocados freqüentemente;

• Proteja os alimentos: insetos e roedores transportam microorganismos que causam doenças, por isso guarde os alimentos em recipientes bem fechados;

• Água pura: se a fonte de água não é confiável, ferva a água antes utilizá-la nos alimentos ou fazer gelo.

Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Por que sonhamos?

Desde a antiguidade, os homens tentam decifrar o significado dos sonhos. Para muitas civilizações antigas eles seriam mensagens premonitórias. Cem anos atrás, Sigmund Freud afirmou que os sonhos seriam representações significativas da mente subconsciente e poderiam revelar nossos conflitos escondidos, desejos e medos.

Nos últimos 50 anos, muitos pesquisadores passaram a considerar os sonhos como desprovidos de qualquer sentido, uma forma do sistema nervoso livrar-se do excesso de informação arquivada em forma de descargas da atividade elétrica cerebral. Algumas experiências, entretanto, realizadas desde 1988, apontam os sonhos como estratégias de sobrevivência entre mamíferos já que, aparentemente, ele tem a função de proporcionar um aprendizado indispensável para a perpetuação da espécie, facilitando a transferência de dados da memória de curto prazo para a de longo prazo.

Atualmente, especialistas afirmam que sonhar desempenha papel fundamental no bem-estar do corpo, ajudando a afastar a ansiedade, a depressão e a insônia. Uma noite bem dormida e repleta de sonhos estabiliza a mente, permite trabalhar as emoções que afloram durante o dia, neutralizando alguns sentimentos ao longo da noite.

Segundo os cientistas, o sonho aflora no inconsciente pensamentos que nos auxiliam a encontrar alternativas criativas em nossa vida, possibilitando ter novas idéias, o que muitas vezes não aconteceria durante o dia, quando só nos permitimos usar o pensamento lógico.

Por isso relaxe, aproveite e sonhe com os anjos.

Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP