segunda-feira, 30 de março de 2009

Abraçar faz bem à saúde

Que abraçar é bom todo mundo sabe. Mas além de ser demonstração de carinho, abraços fazem bem à saúde. O abraço, como sinal de afetividade, de carinho e de perdão, pode nos ajudar a viver mais tempo, proteger-nos contra doenças e fortificar os laços conjugais e familiares.

Se considerarmos o abraço como uma forma universal de obtenção de contato profundo, físico e afetivo, poderemos usá-lo como um possível instrumento de terapia. O gesto de alargar os braços é sinal universal de paz e fraternidade; é um gesto ligado à ideia do abrir-se, à sensação de ficar em contato mais íntimo com o próximo e de estar em disponibilidade para acolhê-lo. Abrindo os braços, sentimos uma sensação de liberação, um alinhamento da espinha dorsal, cabeça e ombros sem tensões e uma expansão da respiração no ventre e no tórax. Se tudo isso ainda vier acompanhado de um contato caloroso, muscular e epidermicamente gratificante, podemos entender como esse gesto é fonte de felicidade e consegue fazer brilhar os olhos.

Hoje sabemos que a pessoa deprimida é bem mais suscetível a doenças. O abraço diminui a depressão e revigora o sistema imunológico da pessoa, injetando vida nova nos corpos cansados e fatigados e a pessoa abraçada se sente muito mais jovem e vibrante.

Abraçar e ser abraçado prolonga a vida e estimula a vontade de viver, crescer e progredir. Um abraço sincero é um método simples de oferecer apoio e cura, mostrando muitas vezes o que as palavras não conseguem dizer. E, importante, este remédio não tem contra-indicações e não há maneira de dá-lo sem recebê-lo de volta!

Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.

0 comentários:

Postar um comentário

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP