Quanto melhor você dorme, melhor você trabalha
Sólidos conhecimentos, dedicação, atualização constante no seu ramo de atividade, bastante experiência – a soma de tudo isso nem sempre garante um bom desempenho no trabalho. Um estudo da Harvard Medical School, dos Estados Unidos, mostra que uma boa noite de sono pode fazer toda a diferença na performance profissional. Os pesquisadores afirmam que a capacidade de aprender habilidades motoras é maximizada quando a pessoa dorme o suficiente e com qualidade.
Resistir ao sono, portanto, pode não ser uma boa idéia. A falta de sono prejudica o metabolismo em regiões do cérebro responsáveis pela capacidade de planejar e executar tarefas e pela coordenação motora, comprometendo criatividade, atenção, memória, equilíbrio e capacidade de “fixar” o aprendizado.
É durante o sono que ocorre a liberação de alguns hormônios, como o do crescimento, por exemplo. Conhecido como GH, nos adultos esse hormônio é responsável pela renovação celular e se a pessoa dorme pouco, isso pode prejudicar a renovação das células e antecipar o envelhecimento. Há outro aspecto: como a insulina é produzida em menor quantidade e o estresse aumenta, a possibilidade de a pessoa desenvolver diabetes torna-se maior. Isso sem falar que o apetite aumenta, principalmente por carboidratos, e pode contribuir para a obesidade.
Agora, quanto de sono é necessário varia de pessoa para pessoa. A média para adultos é de 7 a 8 horas, mas também é importante que o sono seja contínuo e profundo. Para isso, é bom evitar alimentos pesados, atividades e bebidas estimulantes à noite. Também convém evitar filmes violentos, leituras estressantes ou relacionadas a trabalho. Colchão confortável e banho morno costumam ajudar, assim como apagar todas as luzes, desligar a televisão e estabelecer uma rotina antes de dormir.
0 comentários:
Postar um comentário