Computador: amigo ou inimigo?
Atualmente, o computador é um instrumento de trabalho necessário. Seu uso democratizou-se de tal maneira que quase nenhuma atividade profissional dispensa o monitor, o teclado e o mouse. Com isso, o número de horas que passamos em frente à máquina cresce a cada dia e, muitas vezes, excede os limites do que poderia ser considerado saudável.
Antes que seja preciso remediar, o melhor é prevenir os problemas associados ao uso excessivo do computador, ou sem os devidos cuidados em relação à postura. Isso começa pela cadeira: as do tipo giratório permitem mobilidade sem exigir grande esforço. Regule o encosto de forma que a coluna fique direita e a região lombar bem apoiada. A altura da mesa precisa permitir a flexibilidade das articulações de mãos e braços. É bom evitar cruzar as pernas sob a mesa, bem como colocar todo o peso do corpo sobre uma única perna dobrada.
Os olhos devem ficar ao nível da metade superior do monitor, de maneira a atenuar a tensão no pescoço e ombros. É bom que a distância entre eles e a tela seja de aproximadamente 50 centímetros. Se o seu trabalho é, na maior parte do tempo, copiar um texto, coloque-o num suporte próprio, junto ao monitor e não sobre a mesa. Isso evita constantes movimentos de cabeça.
Outra recomendação importante: se você usa muito o computador procure fazer pequenas paradas ao longo do dia, para descansar a vista, a cabeça e o corpo. Aproveite para tomar um copo d’água e espreguiçar-se, alongando os músculos.
Utilizar iluminação adequada também é importante. Luz insuficiente poderá causar, com o tempo, danos na visão, mas o excesso é igualmente prejudicial, na medida em que o reflexo no monitor exige maior esforço dos olhos. O ideal é que a luz não incida diretamente sobre você, e sim que venha de um dos lados. Até o mouse não é isento de riscos, já que pode provocar tendinites. Para evitá-las, movimente o ratinho com o braço perto do corpo e o antebraço apoiado. E bom trabalho!
Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.
0 comentários:
Postar um comentário