sexta-feira, 29 de maio de 2009

Sono: indispensável sempre

Você já deve ter visto em filmes cenas onde torturadores impedem que a pessoa durma quando querem arrancar dela uma confissão. Isso não é por acaso. Está comprovado que dormir menos horas do que o necessário pode prejudicar a saúde física e mental, trazendo consequências como irritabilidade, alterações no humor, dificuldade de concentração e maior risco de problemas cardiovasculares. De acordo com pesquisadores da Universidade de Chicago, Illinois, EUA, a falta crônica do sono apresenta consequências adversas no metabolismo dos carboidratos e nas funções hormonais.

O tempo necessário para um sono reparador varia de uma pessoa para outra, mas geralmente está na faixa de 7 a 9 horas por noite. Uma maneira de saber se estamos dormindo o suficiente é observar quantas horas a mais dormimos quando temos o dia livre, por exemplo, no fim de semana. Se durante a semana você dorme seis horas e no sábado estica para doze, é sinal de que está carente de sono.

Veja algumas dicas para melhorar a qualidade do seu sono:
• durma em um local confortável, fresco, escuro e silencioso;
• procure relaxar antes de ir para a cama;
• tome um copo de leite morno: o aminoácido triptofano, presente no leite, relaxa os músculos e induz o sono;
• experimente um chá relaxante, como camomila ou erva-cidreira;
• pratique uma atividade física regular, mas não perto da hora de dormir;
• não durma com fome e faça refeições leves à noite;
• se não consegue dormir não fique na cama, levante-se, faça alguma atividade e volte quando sentir sono.

Se mesmo com essas dicas você continuar a ter dificuldade para dormir, é fundamental procurar a ajuda de um médico.

Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Túnel do tempo: Michael Jackson

Quem não se lembra das coreografias no cemitério e o mortos-vivos acompanhando os passos de Michael Jackson no videoclipe Thriller?

O vídeo, lançado em 1983, tem 14 minutos e foi produzido para divulgar o single Thriller, uma das faixas do LP que leva o mesmo nome e que figura no Guinness World Records como o mais vendido da história - até 2006 mais de 104 milhões de pessoas havia comprado o disco. O videoclipe é considerado o mais popular de todos os tempos, redefiniu o conceito de vídeos musicais e revolucionou a indústria fonográfica com a adoção de um marketing agressivo de divulgação. Foi o videoclipe mais caro da sua época: custou cerca de 800 mil dólares - o equivalente a um milhão e 400 mil dólares hoje.

Quer relembrar?

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Fique de bem com a vida

Vários aspectos podem nos ajudar a viver bem, saudável e feliz. Mas alguns são indispensáveis. Confira:

• Alimentação - Uma alimentação deficiente pode interferir no seu pique, fazer você se sentir cansado e sem disposição. Para não errar aposte na variedade: quanto mais colorido o seu prato, mais nutrientes contém.

• Dormir bem - A falta de sono pode causar ansiedade, irritabilidade, depressão, falta de concentração, déficit de memória e aprendizado. Procure dormir e acordar sempre no mesmo horário, manter o quarto limpo, com temperatura e luz adequadas.

• Ser ativo - 30 minutos de atividade física por dia são suficientes para produzir as endorfinas que garantem a sensação de bem-estar e até para perder uns quilinhos, além de nos tirar da lista de sedentários. Vale tudo: caminhar até o ponto de ônibus, deixar o elevador e subir pelas escadas, ou então, dançar pra valer!

• Tempo para você - Quando não sobra um minuto para nós mesmos, abrimos as portas para a ansiedade, irritação, dor de cabeça, insônia e podemos acabar descontando na comida. Procure administrar bem sua agenda e programe seu dia para realizar pequenas coisas que dão prazer. Isso traz uma satisfação enorme e torna o dia muito mais agradável.

• Compartilhar - Ter com quem trocar emoções, sentimentos, alegrias e tristezas é muito prazeroso e libera endorfinas. Cultive seus amigos, mantenha contato estreito com a família e valorize os momentos compartilhados.

Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

A vida pode (mesmo) ser um musical

Quem lembra da música Do-Re-Mi, do filme "A Noviça Rebelde", que teve Julie Andrews no papel principal? Pois foi essa a música que escolheram para tocar na estação central de Antuérpia, na Bélgica, em março último. As pessoas não sabiam o que estava acontecendo quando a música começou a tocar, mas foi difícil deixar de se contagiar com a performance dos mais de 200 bailarinos que encheram a estação. Você conseguiria ficar parado?

O musical foi uma ação promocional de uma estação de TV local para anunciar seu mais recente programa de televisão.



Que música você começaria a cantar e dançar em um local público se soubesse que todo mundo iria cantar e dançar com você?

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Passos largos para a saúde

O ser humano não evoluiu como um animal sedentário. Muito pelo contrário, a atividade física sempre foi essencial para a sobrevivência da espécie. A tendência ao sedentarismo que hoje se observa é algo que data de não mais de 50 anos. Atualmente, o sedentarismo marca os indivíduos na faixa etária dos 30 aos 60 anos de tal forma que essas pessoas passam mais da metade do seu tempo acordadas sentadas em algum lugar.

A falta de atividade é tão ruim para a saúde quanto fumar um maço de cigarros por dia, alertam especialistas. A vida sedentária provoca literalmente o desuso – e, por consequência, a atrofia - dos sistemas funcionais. Por isso, o sedentarismo é uma das principais causas do aumento da incidência de várias doenças.

Para a medicina moderna, sedentário é o indivíduo que gasta menos de 200 Kcal por dia em atividades físicas. Para não ser sedentário só há um jeito: mexer-se. E aí valem tanto os exercícios físicos como reagir aos confortos da vida moderna: descartar o elevador, o controle remoto, arrumar os armários, cuidar das plantas no jardim. Veja só quantas calorias são gastas com uma hora das seguintes atividades:
• cozinhar = 175
• cuidar do jardim = 350
• dançar = 315
• fazer supermercado = 245
• jogar baralho = 105
• lavar o carro = 315
• subir escadas = 252

Estacionar o carro longe da porta de entrada do serviço é uma alternativa, assim como descer do ônibus um ponto antes do habitual. Também é atividade física caminhar até o banco, a padaria ou a farmácia. Uma caminhada leve por 30 minutos, quase todos os dias, ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade, a depressão, aumenta a auto-estima e a capacidade de concentração e, ainda, proporciona sensação de bem-estar.

Não se entregar à preguiça e ter um programa de atividade física regular é suficiente para produzir um impacto positivo sobre o organismo, podendo significar uma melhor expectativa de vida, além dos reflexos benéficos sobre a qualidade de vida. Escolha a modalidade de exercício que mais lhe agrada e consulte regularmente seu médico, para garantir o melhor para sua saúde.

Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Gostei muito das mudanças

Veja o comentário da Adelita, nossa aluna há mais de um ano:

É notável a movimentação que a Wellness vem fazendo para a melhora da academia e satisfação de seus clientes. Estava extremamente desmotivada com o clima da academia, com a falta de bolsista e com o Villa, mas gostei muito das mudanças que estão ocorrendo.

Participei do último Villa e dancei muito, muito mesmo... Td bem que quando ninguém me chama eu mesma vou lá e chamo os meninos... mas dificilmente preciso fazer isso, td está muito mais organizado, todos estão tendo espaço e companhia p/ dançar.

Quero parabenizar 4 bolsistas em especial... Primeiro o Dú, que conheço há um bom tempo e sempre o vejo dançando com toda e qualquer mulher, seja ela gorda, magra, alta, baixa, do básico ou do avançado. Parabéns Du, vc vem sendo a diferença.

O Diego, que mesmo com pouco tempo de Wellness tem contribuído e muito para melhoria da academia... Ele dança muito bem, é muito esforçado, é simpático e uma pessoa muito agradável... Eu gosto muito dele, não só como bolsista, mas tb como pessoa. Isso faz toda a diferença, pois percebe-se que ele não está lá apenas para aprender, mas para trocar experiências.

O João, que também é um menino super esforçado, competente como bolsista e um exemplo p/ muitos. Ele dança muito bem, é extremamente educado, atencioso e gentil. Danço com ele com prazer, pois ele também tem feito toda a diferença para a melhoria da Wellness. Espero ter o prazer de dançar com ele por muito tempo.

O Ueslei que, mesmo com as dificuldades, tem se esforçado em todas as aulas e nunca desiste... Encara todo e qualquer passo mesmo q tenha q refaze-lo 200 vezes. É notável o esforço que ele vem fazendo para melhorar a cada dia...

É isso, acredito que ainda há muito a ser feito, mas fico feliz pelas mudanças que estão ocorrendo... Isso nos mostra o comprometimento da Wellness com aqueles que fazem ela crescer, os parceiros, nós os alunos.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Perdoar é bom para a saúde

Na oração do Pai-Nosso - uma das mais conhecidas preces desde a origem do cristianismo – existe uma frase que diz: “Perdoai nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”. Independente da religião que se segue, ou não, sabemos que não é tão fácil assim perdoar.

Entretanto, em 1996 o psicólogo americano Frederic Luskin, começou a estudar, em causa própria, diversos métodos capazes de ajudar pessoas dominadas pela mágoa. Dois anos depois, com material suficiente em mãos, ele convenceu uma das mais respeitadas instituições americanas, a Universidade de Stanford, na Califórnia, a criar o Projeto Perdão, onde um grupo de pesquisadores investiga o tema e ensina pacientes a perdoar.

Segundo o psicólogo, perdoar é desistir de toda e qualquer esperança de um passado melhor. Viver na amargura, em função de acontecimentos passados, não só impede a felicidade como põe para baixo o sistema imunológico e endurece o coração, literalmente, aumentando as chances de infartos. Luskin defende a idéia de que, quando focamos nossa atenção somente em quem nos magoou, deixamos de perceber as pessoas que nos amam, prolongamos o período de sofrimento e isso traz consequências para nossa saúde física e mental.

O treinamento aplicado na Universidade leva a pessoa a perceber que as mágoas são uma das maiores fontes de estresse e que, independente dos ensinamentos religiosos que pregam o perdão para o bem da humanidade, perdoar é bom para a própria pessoa, acima de tudo. O método, inclusive, já virou livro.

Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Dançando a Bordo, o Baile!

Grande festa recriando a atmosfera do cruzeiro dançante! É uma excelente oportunidade de reencontrar os amigos e reviver os melhores momentos do Costa Magica. Para quem ainda não viajou e dançou em um cruzeiro da Costa, é uma ótima chance de conhecer o famoso baile Dançando a Bordo.

O evento contará com a presença de toda a equipe de professores e personal dancers do navio e da super orquestra de bordo Lizzi Band, tocando todos os ritmos. Participação especial DJs La Luna & Drika.

O Baile acontece sábado, dia 6 de junho, das 22 às 4h no Clube Espéria - Av. Santos Dummont, 1313, São Paulo. Os convites custam R$ 25,00 (com lugar na mesa e estacionamento no local) e estão à venda na academia Studio Wellness.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

A dança de salão no cinema

Após a morte da mãe, o jovem cubano Rafael (Chayanne) sai a procura de seu pai, em Houston. Rafael é contratado como faxineiro da academia de dança dirigida por seu pai que, na verdade, ainda não sabe que tem um filho. Na academia, Rafael conhece e se apaixona por uma professora, Ruby (Vanessa Williams) e a segue até Las Vegas, onde ela participa do Campeonato Mundial de Dança. Ruby já tem seu parceiro na competição, mas Rafael acredita que pode conquistar o coração da dançarina dentro e fora das pistas de dança.

A história acima é do filme No Ritmo da Dança (EUA - 1998), que tem uma contagiante cena de Salsa. Confira abaixo:

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Dança não tem limite de idade

Quer uma prova? Assista ao vídeo abaixo:

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Novo Wellness Café

O Café da Studio Wellness agora está sob nova direção, com muitas melhorias e um cardápio mais variado e apetitoso criado especialmente para você! Venha até a academia e conheça o novo Wellness Café. Funciona de segunda a sexta das 8h00 às 22h00 e aos sábados das 8h00 às 20h00h. Esperamos por você!

Descer do salto pode ser bom para a coluna

Vaidade é quase um sinônimo de mulher. No entanto, os sacrifícios que fazemos por ela podem custar caro. O quase irresistível salto alto, por exemplo, deixa a mulher mais imponente e elegante, mas pode provocar danos irreversíveis à coluna. Veja por quê:
• Com saltos altos, os músculos e tendões da parte traseira da perna ficam mais curtos e, com o tempo, podem perder sua flexibilidade normal, tornando-se mais suscetíveis a lesões e dores. Esse encurtamento pode gerar outro problema: aumento da lordose lombar. Portanto, quem já tem uma curvatura mais acentuada deve redobrar os cuidados.
• Usando saltos altos, a tendência é projetar os joelhos para trás, provocando frouxidão dos ligamentos. Se perderem a flexibilidade, não se recuperam mais e deixam os joelhos sujeitos a lesões. Essa alteração da postura dos joelhos aumenta a curvatura lombar e faz com que a cabeça se projete para a frente, gerando uma curvatura anormal na coluna, chamada de cifose.

Para quem precisa trabalhar de salto alto, os médicos recomendam o uso de saltos com entre dois e quatro centímetros de altura ou os do tipo plataforma, que ajudam a distribuir o peso por todo o pé. Saltos quadrados, ou localizados no centro do calcanhar também são melhores do que os nada recomendáveis saltos agulha, principalmente em sapatos de bico fino. Uma dica é tirar os sapatos sempre que possível, fazer alongamentos e pequenas caminhadas durante o dia e, fora do trabalho, ficar o máximo possível descalça ou de chinelos.

Agora, se você sente mais dores sem o salto que com ele, um alerta: é provável que os tendões da parte posterior da sua perna já tenham sofrido um encurtamento. Nesse caso, será preciso empreender esforços para reverter esse quadro, com alongamentos frequentes e diminuição progressiva no tamanho dos saltos.

Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP