Sono: indispensável sempre
Você já deve ter visto em filmes cenas onde torturadores impedem que a pessoa durma quando querem arrancar dela uma confissão. Isso não é por acaso. Está comprovado que dormir menos horas do que o necessário pode prejudicar a saúde física e mental, trazendo consequências como irritabilidade, alterações no humor, dificuldade de concentração e maior risco de problemas cardiovasculares. De acordo com pesquisadores da Universidade de Chicago, Illinois, EUA, a falta crônica do sono apresenta consequências adversas no metabolismo dos carboidratos e nas funções hormonais.
O tempo necessário para um sono reparador varia de uma pessoa para outra, mas geralmente está na faixa de 7 a 9 horas por noite. Uma maneira de saber se estamos dormindo o suficiente é observar quantas horas a mais dormimos quando temos o dia livre, por exemplo, no fim de semana. Se durante a semana você dorme seis horas e no sábado estica para doze, é sinal de que está carente de sono.
Veja algumas dicas para melhorar a qualidade do seu sono:
• durma em um local confortável, fresco, escuro e silencioso;
• procure relaxar antes de ir para a cama;
• tome um copo de leite morno: o aminoácido triptofano, presente no leite, relaxa os músculos e induz o sono;
• experimente um chá relaxante, como camomila ou erva-cidreira;
• pratique uma atividade física regular, mas não perto da hora de dormir;
• não durma com fome e faça refeições leves à noite;
• se não consegue dormir não fique na cama, levante-se, faça alguma atividade e volte quando sentir sono.
Se mesmo com essas dicas você continuar a ter dificuldade para dormir, é fundamental procurar a ajuda de um médico.
Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.