sexta-feira, 1 de maio de 2009

Descer do salto pode ser bom para a coluna

Vaidade é quase um sinônimo de mulher. No entanto, os sacrifícios que fazemos por ela podem custar caro. O quase irresistível salto alto, por exemplo, deixa a mulher mais imponente e elegante, mas pode provocar danos irreversíveis à coluna. Veja por quê:
• Com saltos altos, os músculos e tendões da parte traseira da perna ficam mais curtos e, com o tempo, podem perder sua flexibilidade normal, tornando-se mais suscetíveis a lesões e dores. Esse encurtamento pode gerar outro problema: aumento da lordose lombar. Portanto, quem já tem uma curvatura mais acentuada deve redobrar os cuidados.
• Usando saltos altos, a tendência é projetar os joelhos para trás, provocando frouxidão dos ligamentos. Se perderem a flexibilidade, não se recuperam mais e deixam os joelhos sujeitos a lesões. Essa alteração da postura dos joelhos aumenta a curvatura lombar e faz com que a cabeça se projete para a frente, gerando uma curvatura anormal na coluna, chamada de cifose.

Para quem precisa trabalhar de salto alto, os médicos recomendam o uso de saltos com entre dois e quatro centímetros de altura ou os do tipo plataforma, que ajudam a distribuir o peso por todo o pé. Saltos quadrados, ou localizados no centro do calcanhar também são melhores do que os nada recomendáveis saltos agulha, principalmente em sapatos de bico fino. Uma dica é tirar os sapatos sempre que possível, fazer alongamentos e pequenas caminhadas durante o dia e, fora do trabalho, ficar o máximo possível descalça ou de chinelos.

Agora, se você sente mais dores sem o salto que com ele, um alerta: é provável que os tendões da parte posterior da sua perna já tenham sofrido um encurtamento. Nesse caso, será preciso empreender esforços para reverter esse quadro, com alongamentos frequentes e diminuição progressiva no tamanho dos saltos.

Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.

0 comentários:

Postar um comentário

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP