sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A importância do alongamento

Existem dois princípios fundamentais que não podem ser esquecidos antes de qualquer atividade física: aquecimento e alongamento. E este último não só antes, mas depois do exercício também.

Além de permitir que os movimentos fiquem mais soltos, o alongamento ativa a circulação, reduz a tensão muscular (preparando os músculos para os exercícios) e previne lesões. É a melhor maneira de se preparar para a realização de outros movimentos.

Praticado depois, o alongamento tem a função de aliviar a tensão e desligar o corpo. Ele ajuda o músculo a sair da contração e elimina o excesso de substâncias tóxicas - produzidas pelo esforço físico – como, por exemplo, o ácido lático, que pode causar dor muscular e fadiga.

Esticar o corpo antes ou depois de uma sessão de exercícios não era muito comum até pouco mais de 10 anos atrás. Hoje sua importância é reconhecida e o alongamento ganhou mais espaço nas academias, tornando-se até uma modalidade com aulas exclusivas. Os exercícios de alongamento melhoram a flexibilidade e isso é importante para as atividades do dia-a-dia.

Mas lembre-se: se executado de forma errada, o alongamento pode ocasionar danos. Por isso, conte sempre com um profissional habilitado para orientar sobre a maneira correta de esticar o corpo.

Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.

0 comentários:

Postar um comentário

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP