sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Poupança de sono

Uma pessoa pode "compensar" o sono atrasado dormindo até tarde nos finais de semana?

Essa pergunta abre a matéria publicada na Folha Online, original do New York Times. Segundo o artigo, compensar o sono atrasado não é tão simples quanto dormir até tarde no sábado. Isso porque estudos realizados ao longo dos anos mostraram que pode levar uma semana ou mais para que as consequências cognitivas ou fisiológicas das noites maldormidas apareçam - até mesmo depois que as horas de sono aumentam.

Em um estudo realizado em 2008, cientistas do Karolinska Institute, em Estocolmo, descobriram que, quando os participantes dormiam quatro horas por noite em cinco dias, e depois "tiravam o atraso" com oito horas por noite na semana seguinte, eles ainda apresentavam leves deficiências cognitivas residuais uma semana depois, embora eles não relatassem sonolência alguma.

No entanto, em outro estudo, também do Walter Reed Army Institute of Research, cientistas descobriram que as pessoas se recuperavam muito mais rapidamente de uma semana maldormida quando ela era precedida por uma semana de "acumulação", que incluía dez horas de descanso. Ou seja: se você sabe que tem pela frente uma semana de pouco sono, tente "adiantar" o sono antes, e não tentar recuperá-lo depois.

Leia o artigo completo aqui.

Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.

0 comentários:

Postar um comentário

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP