A importância das vitaminas
Quando se fala em vitaminas, muitas pessoas imediatamente pensam em comprimidos, o que dá a ideia errada de que sejam medicamentos. Embora possam agir como tal, as vitaminas, antes disso, são substâncias orgânicas essenciais para o perfeito funcionamento do nosso organismo.
Necessárias ao nosso crescimento, vitalidade e bem-estar geral, as vitaminas também protegem as células e contribuem para dentes e ossos fortes e pele saudável. Têm um papel importante na estabilidade da pressão sanguínea, no funcionamento do coração, no sistema imunológico, na recuperação de ferimentos, nas funções musculares, no equilíbrio dos fluídos, no sistema reprodutor e em várias outras atividades do corpo humano. Geralmente funcionam em parceria, ajudando-se reciprocamente a chegar mais rapidamente nos locais onde são necessárias.
Em estado natural, elas podem ser encontradas em todos os alimentos orgânicos fazendo da dieta equilibrada a melhor maneira de obtê-las.
Principais Vitaminas:
• A - boa para a pele, cabelos, ossos, visão, dentes e gengivas. Melhores fontes: óleo de fígado de peixe, fígado, cenoura, vegetais verdes e amarelos, leite e derivados e ovos.
• B1 - tem efeitos benéficos no sistema nervoso, ajuda na digestão, estimula o crescimento. Melhores fontes: levedo de cerveja, farelo de trigo, trigo integral, cereais, amendoim, a maioria dos vegetais e leite.
• B2 - ajuda a transformar gorduras, proteínas e carboidratos em energia, melhora o aproveitamento de oxigênio e é importante na formação de anticorpos e glóbulos vermelhos saudáveis. Melhores fontes: levedo de cerveja, fígado, rim, leite e derivados, ovo, peixe e verduras.
• B3 – é importante nas funções cerebrais, na revitalização da pele, na manutenção do sistema nervoso; melhora a circulação. Melhores fontes: levedo de cerveja, fígado, produtos de trigo integral, rim, germe de trigo, peixe, ovo, abacate, figo e ameixa.
• B6 - contribui para a formação de anticorpos e reduz espasmos musculares noturnos, cãibras nas pernas e dormência nas mãos. Melhores fontes: levedo de cerveja, farelo e germe de trigo, fígado, rim, coração, repolho, leite, ovo e carne.
• B12 – ajuda na formação do sangue e no desenvolvimento dos glóbulos vermelhos; tem papel importante na concentração, equilíbrio e memória. Melhores fontes: semente de girassol, germe de trigo, fígado, ovo, leite, carne de porco e rim.
• C – melhora o sistema imunológico, ajudando o organismo a resistir a infecções. Melhores fontes: frutas cítricas, acerola, caju, kiwi, morango, tomate, couve-flor e brócolis.
• D - mantém os ossos e dentes fortes e tem vital importância no sistema nervoso e no funcionamento do coração. Melhores fontes: óleo de fígado de peixe, salmão, sardinha, truta, arenque e leite.
• E – antioxidante, ajuda na circulação, aumenta os glóbulos vermelhos e é importante para a pele, órgãos reprodutores e músculos. Melhores fontes: nozes, avelã, germe de trigo, brócolis, verduras, cereais integrais, aveia e ovo.
Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.
1 comentários:
Acrescento uma informação ao texto sobre as vitaminas.
A Quinua é um grão consumido pela população andina há mais de 500 anos, não tem gosto de nada, mas faz muito bem para a saúde. È uma ótima fonte de proteína, carboidrato de baixo índice glicêmico, gordura saudável, vitamina e minerais, esse grão ainda tem outra grande qualidade. Seus aminoácidos (componentes da proteína) são combinados na medida certa para atender às necessidades do organismo, segundo algumas pesquisas da Unicamp È proteína e tem tudo a ver com o efeito do seu treino e com sua boa forma – ajuda a aumentar e manter o volume dos músculos, o que acelera o ritmo do metabolismo e faz o corpo queimar mais calorias. Além disso tem ômega 3 e 6, gorduras do bem que impedem a deposição de gorduras maléficas nas artérias. Prefiro a quinua em grãos. Você encontra em flocos também. Vai uma receitinha bem fácil. Coloque um pouco de água para ferver e quando estiver fervendo coloque uma xícara de quinua (em grão) e deixe por uns 5 minutos. Você vai perceber que os pequenos grãos abrem - então está pronta. Escorra e reserve. Cozinhe levemente 1 cenoura e algumas vagens cortadas em cubinhos. Escorra e misture aos grãos da quinua. Tempere do seu gosto – com sal, azeite, cheiro verde, cebola picadinha, por exemplo. A sobra pode ser guardada em geladeira. Você pode também misturar a quinua nas saladas de folhas verdes, sopas etc etc. Onde comprar? O lugar mais em conta é o DADO – depósitos de frios na Samuel Martins. Romilda
Postar um comentário