Estresse de feriado
Exausto? Irritado e nervoso? Sem nenhuma vontade de fazer coisas que normalmente gosta? Parece que você está precisando de férias — depois de um feriado. Para muitas pessoas, os dias que precedem feriados prolongados, incluindo-se os dias entre Natal e Ano Novo, acabam sendo piores do que se tivéssemos trabalhado. Vejamos como podemos reduzir o estresse de feriado.
Não deixe a mania de perfeição acabar com a festa. Perfeccionistas têm necessidade de fazer tudo perfeito. E quase sempre estão mais preocupados com os detalhes da ocasião do que com a oportunidade de rever amigos, interagir com as pessoas e relaxar. Isso acaba com a diversão, inclusive das pessoas à volta. Familiares e amigos não se importam se tudo está primoroso e apreciariam muito mais se o ambiente estivesse mais descontraído. Se você é uma dessas pessoas, tente reduzir seu estresse dividindo tarefas. E se perceber que os parentes não se oferecem voluntariamente para ajudar lembre-se que, provavelmente, isso é porque você nunca estimulou a participação deles.
Outra maneira de diminuir a tensão do feriado é antecipar os preparativos. Quanto mais você puder fazer antes, menos terá que correr atrás de surpresas de última hora. Fazer uma lista do que será necessário, estabelecer prioridades e se concentrar em coisas realmente importantes também ajuda.
Afinal, o feriado foi feito para descontrair, encontrar as pessoas que gostamos, fazer coisas agradáveis como contar e ouvir histórias engraçadas que nos fazem esquecer da rotina. Relaxe e aproveite!
Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.