sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Estresse de feriado

Exausto? Irritado e nervoso? Sem nenhuma vontade de fazer coisas que normalmente gosta? Parece que você está precisando de férias — depois de um feriado. Para muitas pessoas, os dias que precedem feriados prolongados, incluindo-se os dias entre Natal e Ano Novo, acabam sendo piores do que se tivéssemos trabalhado. Vejamos como podemos reduzir o estresse de feriado.

Não deixe a mania de perfeição acabar com a festa. Perfeccionistas têm necessidade de fazer tudo perfeito. E quase sempre estão mais preocupados com os detalhes da ocasião do que com a oportunidade de rever amigos, interagir com as pessoas e relaxar. Isso acaba com a diversão, inclusive das pessoas à volta. Familiares e amigos não se importam se tudo está primoroso e apreciariam muito mais se o ambiente estivesse mais descontraído. Se você é uma dessas pessoas, tente reduzir seu estresse dividindo tarefas. E se perceber que os parentes não se oferecem voluntariamente para ajudar lembre-se que, provavelmente, isso é porque você nunca estimulou a participação deles.

Outra maneira de diminuir a tensão do feriado é antecipar os preparativos. Quanto mais você puder fazer antes, menos terá que correr atrás de surpresas de última hora. Fazer uma lista do que será necessário, estabelecer prioridades e se concentrar em coisas realmente importantes também ajuda.

Afinal, o feriado foi feito para descontrair, encontrar as pessoas que gostamos, fazer coisas agradáveis como contar e ouvir histórias engraçadas que nos fazem esquecer da rotina. Relaxe e aproveite!

Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Como evitar as micoses de verão

Com a chegada da estação mais quente do ano, crescem os casos de proliferação de fungos e microorganismos, que podem provocar infecções incômodas e persistentes. São as chamadas micoses de verão, de aparecimento facilitado em razão do calor, umidade de praias e piscinas e aumento da transpiração. “Unhas, virilhas e pés são as regiões mais atingidas, pois tendem a acumular com facilidade umidade e sujeira”, alerta o infectologista Jaime Rocha, do laboratório Lavoisier Medicina Diagnóstica, em matéria distribuída para a imprensa.

Geralmente, as micoses se iniciam como uma lesão avermelhada. Logo provocam coceira e escamação da pele. No caso das unhas, as micoses podem provocar deformação e descolamento. Ao detectar o problema, é fundamental consultar um especialista. “Quanto mais cedo o problema for detectado, mais rápido será o tratamento”, explica o infectologista. E complementa: “O paciente nunca deve se automedicar”. A micose é facilmente confundida com outras doenças e o uso de medicamentos indevidos pode agravar a situação. Conforme avaliações médicas podem ser necessários exames de raspado e cultura da lesão para confirmar o diagnóstico.

Medidas para evitar micoses de verão:
- Não compartilhe toalhas e roupas, mesmo com pessoas conhecidas;
- Evite andar descalça em pisos úmidos e públicos;
- Seque bem as dobras do corpo;
- Evite usar sapatos fechados por muito tempo;
- Não use calçados apertados;
- Evite o uso de meias que não sejam de algodão (o algodão deixa a pele respirar e não retém o suor);
- Só utilize tesouras, lixas de unha e alicates de cutícula próprios ou esterilizados.

Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Poupança de sono

Uma pessoa pode "compensar" o sono atrasado dormindo até tarde nos finais de semana?

Essa pergunta abre a matéria publicada na Folha Online, original do New York Times. Segundo o artigo, compensar o sono atrasado não é tão simples quanto dormir até tarde no sábado. Isso porque estudos realizados ao longo dos anos mostraram que pode levar uma semana ou mais para que as consequências cognitivas ou fisiológicas das noites maldormidas apareçam - até mesmo depois que as horas de sono aumentam.

Em um estudo realizado em 2008, cientistas do Karolinska Institute, em Estocolmo, descobriram que, quando os participantes dormiam quatro horas por noite em cinco dias, e depois "tiravam o atraso" com oito horas por noite na semana seguinte, eles ainda apresentavam leves deficiências cognitivas residuais uma semana depois, embora eles não relatassem sonolência alguma.

No entanto, em outro estudo, também do Walter Reed Army Institute of Research, cientistas descobriram que as pessoas se recuperavam muito mais rapidamente de uma semana maldormida quando ela era precedida por uma semana de "acumulação", que incluía dez horas de descanso. Ou seja: se você sabe que tem pela frente uma semana de pouco sono, tente "adiantar" o sono antes, e não tentar recuperá-lo depois.

Leia o artigo completo aqui.

Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Saúde começa pela boca

Quando o assunto é a escovação, a saúde começa pela compra de uma escova de dentes de qualidade. O site português Sapo fez uma matéria interessante sobre as diferenças e o tipo ideal para você.

Tamanho - a cabeça da escova deve permitir um fácil acesso à superfície dos dentes e o cabo deve ser longo o suficiente para que se possa segurá-la confortavelmente na mão.

Variedade de cerdas - macias, médias ou duras, isso é uma questão de gosto. A primeira é geralmente a escolha mais confortável e segura e, d ependendo da força da escovação e também da resistência dos seus dentes, escovas de cerdas médias ou duras podem danificar o esmalte de proteção.

Recomendação de especialistas- se você estiver perdido entre tantas opções, peça para seu dentista uma recomendação.

Custo - quando o assunto é saúde, a qualidade sempre vem na frente da economia!

Preferência - a melhor escova é aquela com a qual você se sente bem e que consegue usar melhor. Se gostar de usá-la, terá mais chances de escovar pelo tempo recomendado – 2 minutos.

Leia a matéria completa aqui.

Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A importância do alongamento

Existem dois princípios fundamentais que não podem ser esquecidos antes de qualquer atividade física: aquecimento e alongamento. E este último não só antes, mas depois do exercício também.

Além de permitir que os movimentos fiquem mais soltos, o alongamento ativa a circulação, reduz a tensão muscular (preparando os músculos para os exercícios) e previne lesões. É a melhor maneira de se preparar para a realização de outros movimentos.

Praticado depois, o alongamento tem a função de aliviar a tensão e desligar o corpo. Ele ajuda o músculo a sair da contração e elimina o excesso de substâncias tóxicas - produzidas pelo esforço físico – como, por exemplo, o ácido lático, que pode causar dor muscular e fadiga.

Esticar o corpo antes ou depois de uma sessão de exercícios não era muito comum até pouco mais de 10 anos atrás. Hoje sua importância é reconhecida e o alongamento ganhou mais espaço nas academias, tornando-se até uma modalidade com aulas exclusivas. Os exercícios de alongamento melhoram a flexibilidade e isso é importante para as atividades do dia-a-dia.

Mas lembre-se: se executado de forma errada, o alongamento pode ocasionar danos. Por isso, conte sempre com um profissional habilitado para orientar sobre a maneira correta de esticar o corpo.

Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Alho previne resfriado

Atualmente, com as mudanças constantes no clima, os resfriados estão aparecendo o ano inteiro. Para prevenir-se, vá de alho!

Uma matéria da Folha Online mostra que um estudo publicado em 2001, cientistas britânicos acompanharam 146 adultos saudáveis por 12 semanas, durante o inverno. Os que foram randomicamente selecionados para receber um suplemento diário de alho sofreram com 24 resfriados durante o período do estudo, em comparação a 65 resfriados no grupo do placebo. O grupo que consumiu alho enfrentou 111 dias de doença, contra 366 daqueles que receberam o placebo. Eles também se recuperaram mais rapidamente. Segundo o que diz a matéria da Folha, uma possível explicação para esses benefícios é que um composto, chamado alicina, o principal componente biologicamente ativo do alho, bloqueia enzimas que têm um papel importante em infecções bacterianas e virais. Ou talvez as pessoas que consomem muito alho simplesmente repelem as outras --portanto, ficam longe de seus germes.

Leia a matéria completa aqui.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Cena inesquecível

Al Pacino dança tango no filme Perfume de Mulher.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Dança ativa a memória e a concentração

Uma pesquisa, realizada pelo setor de Gerontologia da Universidade de Campinas (Unicamp), envolvendo dança e idosos comprova que a atividade, além de exercitar o corpo, faz bem para a memória. Habilidades como força, ritmo, agilidade, equilíbrio e flexibilidade também são desenvolvidas e trazem bem-estar e saúde aos idosos. Com a idade, eles deixam de exercitar a área do cérebro responsável por essas ações para estimular outras regiões como a que controla a ansiedade e a motivação.

Segundo os pesquisadores, quando dançam, os idosos fazem um esforço maior para memorizar a sequência dos passos e mostram concentração acima do normal para não invadirem o espaço do parceiro. Além disso, se lembram de experiências e sensações vividas no passado, quando a música os remete à juventude.

Para os pesquisadores, os resultados da pesquisa demonstram que a saúde dos idosos depende de fatores práticos e não apenas de investimento em saúde. Eles acreditam que medidas simples podem garantir uma velhice saudável e feliz, e também alertam para a importância da saúde emocional nos idosos.

Fonte: Clipping Unicamp » 2009 » Outubro 2009 (clique aqui).

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Villa Dança à Fantasia!

Olha a criatividade do pessoal da Wellness! Muitas fantasias interessantes e muita diversão em mais uma edição do Villa Dança! Confira as fotos e deixe seu comentário!

Mais fotos aqui.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Teoria do divertimento

Nossa aluna Romilda indicou a notícia abaixo para publicação em nosso blog:

A ação, feita em conjunto pela agência de publicidade DDB e pela Volkswagen, foi implantada em um metrô de Estocolmo, na Suécia. Imagine que você está descendo as escadas do metrô, como faz habitualmente todos os dias, e começa a ouvir sons de piano, tocados em ritmo que vai de acordo com os seu passos. Essa foi a proposta da agência de publicidade DDB em uma parceria com a Volkswagen. As duas empresas se reuniram para criarem um experimento chamado, Fun Theory (algo como "teoria do divertimento", em inglês), uma tentativa bem ambiciosa de tentar mudar os hábitos sedentários dos moradores da capital da Suécia, Estocolmo. Para isso, transformaram as escadas de uma estação de metrô em um piano, o que aumentou surpreendentemente o uso das escadas em 66%. O resultado você confere no vídeo:

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Não pode faltar zinco no seu prato

Necessário ao organismo quase na mesma quantidade que o ferro, o zinco melhora o sistema imunológico, ajuda na cicatrização, na manutenção da capacidade gustativa e olfativa e na prevenção do estresse. É fundamental também para o crescimento, já que participa ativamente da síntese de colágeno. Alguns estudos mostram ainda que sua falta tem estreita ligação com a obesidade e com o diabetes.

Esse mineral não é produzido pelo organismo e, portanto, precisa ser consumido por meio da alimentação ou de suplementos. A dose diária recomendada é de 11 miligramas para os homens e 8 para as mulheres. O problema é que o zinco não é encontrado tão facilmente. O maior fornecedor são as ostras, com 16 mg cada unidade. Carne bovina e de peru, sardinhas, castanhas, semente de abóbora, gema de ovo e feijão são outras boas fontes, mas contêm quantidades menores.

Quem adota alimentação vegetariana deve tomar cuidado, pois sem peixes e carne vermelha fica muito difícil obter as doses mínimas, principalmente para gestantes e idosos, que precisam de uma quantidade maior. No período de gravidez, o organismo tem mais dificuldade de absorver o zinco e, por este motivo, as gestantes precisam ingerir o mineral em uma quantidade mais elevada. Já para os idosos, entre outros benefícios, o zinco evita a degeneração dos tecidos do olho. Doses excessivas, no entanto, podem ser prejudiciais ao organismo e, por isso, sua prescrição deve ser sempre feita por um médico.

Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Divirta-se

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Atitudes positivas retardam o envelhecimento

Jovem de espírito é jovem de corpo também. Pelo menos, mais jovem que outras pessoas da mesma idade. Por jovem de espírito entenda-se alguém otimista, cheio de fé na vida e com olhos no futuro. A relação entre atitude e aparência física foi constatada em uma pesquisa realizada na Universidade do Texas, EUA. Os pesquisadores concluíram que pessoas otimistas têm maior probabilidade de manter a aparência jovial que as pessimistas.

Cultivar atitudes positivas e combater o estresse, portanto, são decisões fundamentais para quem quer manter a aparência e a auto-estima em alta. O estresse prejudica a renovação celular, destrói as fibras de colágeno e provoca perda de elasticidade da pele. Para evitá-lo, sempre é tempo de cultivar hábitos saudáveis, como iniciar uma rotina de exercícios físicos adequados à sua idade e condição física, de preferência em grupo e em lugares agradáveis. A companhia de outras pessoas pode ajudar você a se distrair de seus próprios problemas e a encontrar outros modos de ver as mesmas situações.

De vez em quando, pare e pense nas características positivas de sua personalidade e concentre-se nelas para evitar idéias excessivamente críticas e derrotistas. E sempre que um pensamento desagradável ou preocupante começar a rondar a sua mente, movimente-se e faça outra coisa, ainda que seja apenas tomar um copo d’água. Isso sempre ajuda.

Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Teatro na Wellness!

A mais nova modalidade da Studio Wellness é o Teatro!

Baseado no método de Stanislaviski, o maior teórico de todos os tempos, o aluno que ingressa no curso de Teatro da Wellness aprende a teoria por meio de atividades didáticas, dinâmicas e divertidas. Toda forma de arte transcende o aprendizado técnico e se torna uma ferramenta para a vida toda.

Nosso curso será dirigido por Guga Menga, ator formado pelo Teatro Escola Macunaíma e especialista em Direção de Atores pelo SENAC-SP. Atuou em mais de oito espetáculos pelo circuito de São Paulo e dirigiu seis espetáculos em Jundiaí e região. Jurado de Festivais, Professor e Psicólogo, Guga alia teoria e prática através de um estudo que direciona o ator na busca de sua verdade. Atualmente dirige a Cia Nascem de Teatro, com mais de 50 integrantes.

Curso de Teatro Wellness
Turmas em formação!
Segundas e quartas das 19h00 às 20h30.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Novos cursos!

Estão abertas as inscrições para os próximos cursos de Salsa e Forró. Confira os dias e horários e reserve sua vaga na academia!

► Salsa (nível I)
Dia/horário: sextas - 19h30
Início: 30 de outubro

► Salsa (nível II)
Dia/horário: sextas - 20h30
Início: 30 de outubro

► Forró (nível I)
Dia/horário: sábados - 18h30
Início: 31 de outubro
Dia/horário: segundas - 19h30
Início: 16 de novembro

► Forró (nível II)
Dia/horário: sábados - 18h30
Início: 31 de outubro
Dia/horário: segundas - 20h30
Início: 16 de novembro

Alunos do plano semestral de Dança de Salão têm dois meses grátis nos cursos de Forró ou Salsa (nível I). Para mais informações, entre em contato com a Wellness!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Preparação higiênica dos alimentos

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças causadas por alimentos contaminados representam um dos problemas sanitários mais frqüentes atualmente. Por isso, a OMS elaborou regras simples e fundamentais para a preparação dos alimentos. Observe:

• Prefira alimentos tratados: leite pasteurizado no lugar de cru, frangos que tenham passado por irradiação ionizante e assim por diante. São mais seguros e se conservam melhor. Alimentos consumidos crus, como verduras folhosas, devem ser lavados cuidadosamente;

• Cozinhe bem: agentes patogênicos presentes em alguns alimentos crus são eliminados no cozimento em que a temperatura chegue pelo menos a 70ºC, dentro e fora;

• Consuma alimentos cozidos imediatamente: quando alimentos cozidos esfriam até a temperatura ambiente, os microorganismos começam a se multiplicar - quanto mais se espera, maior o risco;

• Guarde com cuidado: evite guardar na geladeira quantidade excessiva de alimentos quentes, pois isso prejudica seu resfriamento e oferece condições para a proliferação de microrganismos. No caso de alimentos para lactentes, o melhor é descartas as sobras;

• Reaqueça bem: essa é a melhor medida de proteção contra os microrganismos que podem ter proliferado durante o armazenamento. Todas as partes do alimento devem alcançar 70ºC;

• Lave bem as mãos: regra básica, mas nem sempre observada. Caso haja alguma infecção nas mãos, faça um curativo antes de manipular os alimentos;

• Cozinha limpa: qualquer migalha, mancha ou gota pode ser um reservatório de germes. Panos de prato e utensílios devem ser trocados freqüentemente;

• Proteja os alimentos: insetos e roedores transportam microorganismos que causam doenças, por isso guarde os alimentos em recipientes bem fechados;

• Água pura: se a fonte de água não é confiável, ferva a água antes utilizá-la nos alimentos ou fazer gelo.

Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Por que sonhamos?

Desde a antiguidade, os homens tentam decifrar o significado dos sonhos. Para muitas civilizações antigas eles seriam mensagens premonitórias. Cem anos atrás, Sigmund Freud afirmou que os sonhos seriam representações significativas da mente subconsciente e poderiam revelar nossos conflitos escondidos, desejos e medos.

Nos últimos 50 anos, muitos pesquisadores passaram a considerar os sonhos como desprovidos de qualquer sentido, uma forma do sistema nervoso livrar-se do excesso de informação arquivada em forma de descargas da atividade elétrica cerebral. Algumas experiências, entretanto, realizadas desde 1988, apontam os sonhos como estratégias de sobrevivência entre mamíferos já que, aparentemente, ele tem a função de proporcionar um aprendizado indispensável para a perpetuação da espécie, facilitando a transferência de dados da memória de curto prazo para a de longo prazo.

Atualmente, especialistas afirmam que sonhar desempenha papel fundamental no bem-estar do corpo, ajudando a afastar a ansiedade, a depressão e a insônia. Uma noite bem dormida e repleta de sonhos estabiliza a mente, permite trabalhar as emoções que afloram durante o dia, neutralizando alguns sentimentos ao longo da noite.

Segundo os cientistas, o sonho aflora no inconsciente pensamentos que nos auxiliam a encontrar alternativas criativas em nossa vida, possibilitando ter novas idéias, o que muitas vezes não aconteceria durante o dia, quando só nos permitimos usar o pensamento lógico.

Por isso relaxe, aproveite e sonhe com os anjos.

Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Villa Dança Brega!

A festa rolou ao som de músicas especiais para o tema e muita diversão. Confira nas fotos como foi o Villa Dança Brega e deixe seu comentário para nós!

Mais fotos aqui.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Chocolate: conheça essa tentação

Já não é mais segredo que as mulheres são mais apaixonadas por chocolate do que os homens. Acredita-se que esse fato esteja relacionado as metilxantinas, substâncias que estimulam o sistema nervoso central e que causam uma sensação de prazer.

Outra razão pode ser a flutuação hormonal durante os períodos pré-menstrual e menstrual, que acaba por diminuir o nível de serotonina, também responsável pelo bem-estar (o açúcar tem a capacidade de aumentar a produção dessa substância). A preferência pelo chocolate nessa fase – e não outro tipo qualquer de doce – está na fórmula mágica gordura–açúcar-cacau, no aroma e na textura irresistível.

Uma revisão de vários estudos sobre cacau e chocolate, realizada por pesquisadores da Universidade da Califórnia, EUA, e publicada no Journal of the American Dietetic Association indica que os principais flavonóides (compostos químicos encontrados naturalmente em algumas plantas) descobertos nesses dois alimentos têm efeitos antioxidantes que podem proteger o organismo de doenças cardiovasculares. Porém, aparentemente, essa vantagem só se aplica ao chocolate escuro (amargo), devido às gorduras saturadas do leite que são acrescentadas no processo de fabricação das versões “ao leite” e “branco”.

O chocolate contém nutrientes importantes para fornecedor energia, bom humor e ele também previne a insônia. E com relação às espinhas, veja que notícia boa: um estudo realizado no Departamento de Dermatologia da Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia, EUA, mostrou que o consumo de chocolate não estava relacionado ao desenvolvimento ou agravamento da acne. Ou seja, com moderação e fazendo parte de uma alimentação equilibrada (afinal, ele é bastante calórico), o chocolate pode deixar de ser vilão para se tornar um grande amigo.

Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A dança de salão no cinema

El Cantante (EUA - 2006) conta a história do Rei da Salsa Hector Lavoe (Marc Anthony) sob a perspectiva de sua esposa, Puchi (Jennifer Lopez). Hector foi um dos maiores cantores da língua espanhola enquanto vivo. O filme retrata, além do forte movimento da Salsa nos Estados Unidos, os segredos da vida particular de Lavoe, seu vício em drogas pesadas e sua contaminação pelo vírus da AIDS.

Veja trecho do filme:

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Samba-Rock com Magoo na Wellness!


A academia Studio Wellness tem uma novidade: Samba-Rock com a presença mais do que especial do professor Magoo! Ele estará ministrando as aulas dessa modalidade a partir de 26 de setembro. Faça já sua inscrição!

Samba-Rock
Início: 26 de setembro - 14h00
Curso trimestral: R$ 225,00 ou 3x R$ 75,00

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Atividade física para a saúde da mente

Exercícios são bons para o corpo e para a mente. Pesquisas têm mostrado que a prática de atividades físicas regulares beneficia a saúde mental e emocional: melhora o humor, reforça a auto-estima e aumenta a confiança para lidar com o que quer que apareça na sua frente. Assim como a meditação ou praticar seu hobby preferido, a atividade física traz à sua mente um tempo livre das preocupações e responsabilidades do dia-a-dia. Você volta para a rotina revigorado, energizado e, talvez, até com a mente mais aguçada.

Um estudo realizado na Universidade de Duke, na Carolina do Norte (EUA) mostrou que uma rodada intensa de exercícios é eficiente em reduzir sentimentos como depressão, tensão, raiva e confusão. Inúmeras outras pesquisas mostram que até pequenas doses de exercícios moderados podem melhorar a visão da vida e fazer com que fique menos ansioso. Não importa que faça uma caminhada de apenas dez minutos, dê uma volta no quarteirão de bicicleta ou arrisque alguns pulinhos na corda, você sentirá os benefícios físicos e emocionais dos exercícios.

Em um outro estudo, pesquisadores australianos compararam pessoas que praticavam técnicas de relaxamento com um grupo que fazia 30 minutos de exercícios aeróbicos três vezes ao dia. Foi esse segundo grupo que apresentou pressão sanguínea mais baixa e respondeu melhor a situações de estresse.

Para alcançar os benefícios que a atividade física pode trazer, consulte um médico antes de iniciar qualquer exercício e escolha atividades que você realmente goste, em horários compatíveis com seu estilo de vida. E fique feliz!

Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Professor Nei

Depoimento escrito pela aluna Ana, em 30 de agosto:

Eu, Ana, como aluna da Academia e aluna do professor Nei, queria deixar registrado a minha tristeza pela perda de alguém tão especial. Na verdade fiz poucas aulas com ele, talvez umas três porque ele já não estava bem, mas foram o suficiente para que eu me identificasse com uma pessoa tão querida. Díficil falar sobre a morte, porque ela sempre representa uma perda irreparável. Acredito que a morte faça parte da vida e que é somente uma mudança, uma passagem para podermos aprender e evoluir, e mais dia menos dia todos nos vamos enfrentá-la. Dizem que a dor é um caminho solitário, é um caminho de crescimento espiritual, por isso se anda só, ninguém pode nos acompanhar nessa estrada, é um caminho da alma e do espírito. E, a dor às vezes é inevitável nessa nossa passagem pela vida. Por isso penso que há um momento em que já não se pode deter a viagem iniciada, rolamos em direção a uma fronteira, passamos através de uma porta misteriosa e amanhecemos do outro lado, em outra vida. Há sempre um silencio antes de nascer e um silencio depois de morrer, a vida é puro ruído entre dois silêncios insondáveis. Não sabemos para onde vamos e muito menos porque voltamos, mas através da dor, podemos atravessar esse misterioso umbral e crescer. Porque a dor nos fortalece e nos prepara melhor. O que levamos daqui são lembranças daquilo que vivemos, das pessoas que passaram pela nossa vida e nos fizeram felizes de alguma maneira; os amigos, a família, os sorrisos, os abraços, um beijo, um perfume, um bolero, quem sabe... e deixaremos também um pouco daquilo que fomos, da nossa luz, da nossa alegria. Foi isso que você deixou professor Nei, sua alegria, seu entusiasmo, sua dança. Mas hoje, onde quer que você esteja, saiba que tudo isso continua seu e irá brilhar para sempre como uma linda estrela no céu. Que você esteja bem e em paz, porque de onde estiver continuará a ser nosso amigo, nosso querido professor. Que Deus em sua infinita sabedoria traga paz e conforto à sua família e o abençõe.
Beijos, sua aluna, Ana.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Light e diet: qual a diferença

Muitas pessoas não sabem, mas diet e light são coisas diferentes. Se você tem alguma restrição alimentar – açúcar, derivados de trigo, produtos com colesterol etc. – deve ler cuidadosamente o rótulo dos produtos antes de comprar. Até porque pode estar adquirindo produtos mais caros do que seria necessário e, pior, que podem prejudicar sua saúde.

Diet é um produto isento de algum ingrediente. Por exemplo, sem sal, sem açúcar ou sem gordura. Assim, nem tudo que é diet ajuda a emagrecer. Chocolate diet, por exemplo, embora seja isento de açúcar, podendo ser consumido por diabéticos, contém mais gordura que os chocolates convencionais e pode ser até mais calórico.

Light, por sua vez, é o alimento que apresenta quantidade reduzida em no mínimo 25% de algum nutriente ou de calorias. Isso significa que um alimento light pode não ser permitido para quem tenha restrição ao consumo de um nutriente, já que os teores são apenas reduzidos e não eliminados.

É fácil confundir. Por isso, leia atentamente os rótulos dos produtos light e diet e compare com o alimento convencional para ter certeza de que eles atendem as suas necessidades. Como esses produtos são normalmente mais caros do que os chamados normais, você pode estar gastando mais por um alimento que não precisa ser substituído.

Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Você abusa dos seus pés?

Formigamento, inchaço e dor nos pés muitas vezes podem ser resolvidos com um tratamento local – e, claro, com a retirada dos sapatos. Mas calçados inadequados podem trazer problemas mais sérios, como joanetes e deformação dos dedos que costumam exigir intervenção cirúrgica.

Para saber se está usando os sapatos ideais para você, faça o seguinte teste: depois de ficar algum tempo de sapatos, descalce um dos pés e estique-o no solo. Em seguida, descalce o outro pé e compare com o que foi alongado. Se o primeiro estiver maior do que o segundo, é sinal de que os sapatos não estão tão confortáveis quando deveriam.

Se além de apertados, os sapatos têm saltos altos, eles causam uma grande pressão sobre a parte dianteira do pé e provocam deformações nas unhas, sobrecarga nos nervos e nas articulações dos pés e dos joelhos e problemas de circulação.

Na hora de escolher seus calçados, preste atenção a algumas dicas:
• não escolha o sapato pelo número que mostra na etiqueta, e sim pelo conforto que proporciona, e experimente sempre os dois pés para ver se não há diferença;
• observe se o sapato dá folga para o dedão se esticar e se não aperta o peito do pé;
• caminhe com os sapatos para ter certeza de que estão adequados e de que o pé não escorrega dentro deles;
• escolha um sapato que tenha o formato o mais próximo possível do formato do seu pé;
• compre sapatos no fim do dia, quando seus pés estão, normalmente, mais inchados.

Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Respirar bem acalma a mente

Muitos de nós não prestamos atenção na nossa respiração, deixando-a acontecer automaticamente. Procure se lembrar quando foi a última vez que você, conscientemente, respirou profundamente. Agora, procure se lembrar dos momentos em você se sentiu meio devagar e sonolento. Haverá muitas razões para isso, é claro, mas um dos fatores pode ser falta de oxigênio no cérebro.

Para conseguir manter os altos níveis de energia exigidos pelo cérebro, a entrada de oxigênio e o fluxo sanguíneo para esse órgão devem ser grandes. Embora ele represente somente 2% de todo o peso corporal, de 20 a 25% do ar que respiramos circula no sangue que vai para esse órgão. A respiração correta, profunda, dá ao cérebro maior capacidade de concentração, clareza e controle, além de relaxar os músculos, melhorar o funcionamento dos órgãos e estimular a renovação celular. Assim, fica mais fácil administrar as emoções e as tensões cotidianas. É por isso que os praticantes de ioga consideram a respiração uma das melhores maneiras de manter um estado mental e físico saudáveis.

Pare de ler um instante e observe a sua respiração. Se o que se mexe mais é a barriga, ótimo! Você está respirando fundo, enchendo de oxigênio todo o pulmão e retirando dele o gás carbônico. Mas, se é o peito que se mexe, você está utilizando somente metade da capacidade dos pulmões.

Experimente fechar os olhos, inspirar devagar e profundamente pelo nariz, sentindo sua barriga expandindo. Segure por cinco segundos e expire calmamente, soltando todo o ar pela boca e sentindo sua barriga esvaziar. Faça isso todos os dias, pelo menos cinco vezes. Quanto mais oxigênio na sua circulação, melhor funciona sua mente, seu humor, sua disposição. Aproveite, é de graça!

Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Zouk

O Zouk é um ritmo musical originário das ilhas de Guadalupe e Martinica, nas Antilhas Francesas. A palavra "zouk" significa "festa" em creole, língua crioula de base francesa. Uma das versões sobre o surgimento da música Zouk diz que ela foi criada para divulgar a Martinica e ter influência cultural em toda a América Latina. No Brasil, o ritmo Zouk é usado para dançar a lambada, porém com movimentos mais adaptados à música. A lambada é muito rápida e frenética e o Zouk, em nosso País, é lento e sensual, permitindo mais passos e giros.

No dia 19 de agosto (quarta-feira), a Studio Wellness terá workshops de Zouk com a talentosa dupla Renato Veronezi e Carol Agatti. Para iniciantes o workshop é das 19h30 às 20h30; o workshop intermediário/avançado acontece das 21 às 22 horas.

Veja abaixo uma demonstração de Renato Veronezi e Carol Agatti na aula de Zouk do 2º Congresso Internacional de Dança de Salão de Belo Horizonte, em 2009:

domingo, 2 de agosto de 2009

Aluno Wellness: consulte seus dados

A Studio Wellness continua inovando. Agora você pode consultar seus dados, planos de pagamento e outras informações diretamente pela internet! Entre agora mesmo e conheça esse novo sistema da academia! Se você não souber seu número de matrícula é só consultar pelo nome; sua senha é sua data de nascimento. Clique aqui.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Fazer o bem faz bem

Qual a vantagem de dedicar algumas horas do seu precioso tempo todas as semanas para ajudar alguém? Nenhuma, pode ser a resposta dos mais apressados. No entanto, não é essa a opinião de quem já passou pela experiência de realizar trabalhos voluntários. Estas pessoas sentem um grande prazer no que fazem, recebem gratidão, afeto e melhoram seu convívio social.

Atualmente, até a ciência reconhece que o trabalho voluntário traz muitas recompensas. Estudos realizados nos Estados Unidos, onde metade da população doa 4,2 horas por semana, mostram que os trabalhadores voluntários têm mais saúde que os demais. Os ganhos mais evidentes estão na vida social. Porém, há benefícios também para o coração, o sistema nervoso e o sistema imunológico, além de aliviar os sintomas físicos de estresse e aumentar a expectativa de vida.

Uma pesquisa feita na Universidade de Harvard mostrou, por meio de análises químicas, que só de observar outras pessoas fazendo o bem já é possível obter benefícios. Após assistirem a um filme sobre o trabalho de madre Teresa de Calcutá, os espectadores apresentaram aumento de imunoglobulina A, um tipo de anticorpo.

Os pesquisadores acreditam que esse fenômeno pode ser causado pelas endorfinas produzidas pelo cérebro quando realizamos atividades que nos dão prazer. O resultado pode ser melhor ainda quando essas atividades são realizadas em grupos, já que a sensação de integração e utilidade torna as pessoas mais sadias. A hostilidade, ao contrário, estreita as artérias coronárias, predispondo às doenças cardíacas.

O trabalho voluntário ainda aumenta a criatividade, a capacidade de liderança, de organização, de trabalho em equipe, de assumir responsabilidades e de tomar iniciativas. Fatores cada vez mais valorizados no mercado de trabalho.

Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

A importância das vitaminas

Quando se fala em vitaminas, muitas pessoas imediatamente pensam em comprimidos, o que dá a ideia errada de que sejam medicamentos. Embora possam agir como tal, as vitaminas, antes disso, são substâncias orgânicas essenciais para o perfeito funcionamento do nosso organismo.
Necessárias ao nosso crescimento, vitalidade e bem-estar geral, as vitaminas também protegem as células e contribuem para dentes e ossos fortes e pele saudável. Têm um papel importante na estabilidade da pressão sanguínea, no funcionamento do coração, no sistema imunológico, na recuperação de ferimentos, nas funções musculares, no equilíbrio dos fluídos, no sistema reprodutor e em várias outras atividades do corpo humano. Geralmente funcionam em parceria, ajudando-se reciprocamente a chegar mais rapidamente nos locais onde são necessárias.
Em estado natural, elas podem ser encontradas em todos os alimentos orgânicos fazendo da dieta equilibrada a melhor maneira de obtê-las.

Principais Vitaminas:
• A - boa para a pele, cabelos, ossos, visão, dentes e gengivas. Melhores fontes: óleo de fígado de peixe, fígado, cenoura, vegetais verdes e amarelos, leite e derivados e ovos.
• B1 - tem efeitos benéficos no sistema nervoso, ajuda na digestão, estimula o crescimento. Melhores fontes: levedo de cerveja, farelo de trigo, trigo integral, cereais, amendoim, a maioria dos vegetais e leite.
• B2 - ajuda a transformar gorduras, proteínas e carboidratos em energia, melhora o aproveitamento de oxigênio e é importante na formação de anticorpos e glóbulos vermelhos saudáveis. Melhores fontes: levedo de cerveja, fígado, rim, leite e derivados, ovo, peixe e verduras.
• B3 – é importante nas funções cerebrais, na revitalização da pele, na manutenção do sistema nervoso; melhora a circulação. Melhores fontes: levedo de cerveja, fígado, produtos de trigo integral, rim, germe de trigo, peixe, ovo, abacate, figo e ameixa.
• B6 - contribui para a formação de anticorpos e reduz espasmos musculares noturnos, cãibras nas pernas e dormência nas mãos. Melhores fontes: levedo de cerveja, farelo e germe de trigo, fígado, rim, coração, repolho, leite, ovo e carne.
• B12 – ajuda na formação do sangue e no desenvolvimento dos glóbulos vermelhos; tem papel importante na concentração, equilíbrio e memória. Melhores fontes: semente de girassol, germe de trigo, fígado, ovo, leite, carne de porco e rim.
• C – melhora o sistema imunológico, ajudando o organismo a resistir a infecções. Melhores fontes: frutas cítricas, acerola, caju, kiwi, morango, tomate, couve-flor e brócolis.
• D - mantém os ossos e dentes fortes e tem vital importância no sistema nervoso e no funcionamento do coração. Melhores fontes: óleo de fígado de peixe, salmão, sardinha, truta, arenque e leite.
• E – antioxidante, ajuda na circulação, aumenta os glóbulos vermelhos e é importante para a pele, órgãos reprodutores e músculos. Melhores fontes: nozes, avelã, germe de trigo, brócolis, verduras, cereais integrais, aveia e ovo.

Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Flamenco

Hoje acontece a primeira aula de flamenco com Sonia Quiroga, dançarina e professora argentina! Venha dançar com a gente!

Confira:

Flamenco
Professora: Sonia Quiroga

Dia/horário: terças – 19 às 20h30

Início: 21 de julho

Valor: R$ 120,00 (mensal)

Tango

Hoje acontece a primeira aula de tango com Sonia Quiroga e Pablo Scanavino, casal de dançarinos e professores argentinos! Participe!

Confira:

Tango
Professores: Sonia Quiroga e Pablo Scanavino

Dia/horário: terças – 20h30 às 21h30

Início: 21 de julho

Valor: curso trimestral (3x R$ 100,00)


sexta-feira, 17 de julho de 2009

A arte de relaxar

Muitas pessoas acreditam que relaxar é ficar sem fazer nada, tentando livrar-se da tensão de um dia cheio. Na verdade, podemos encontrar relaxamento quando nos entregamos a atividades que nos entusiasmam. Quando nos envolvemos com o prazer de fazer algo que nos empolga não há nada que nos tire dali, há uma entrega e nesses momentos parece que o tempo “voa”.

Momentos de lazer, ouvir música, dançar, ir ao teatro, cinema ou a um show fazem muito bem para a cabeça. Atividades criativas como pintura, desenho, fotografia, cerâmica e mesmo arte culinária podem trazer um sentido de realização, paralelamente ao relaxamento de se concentrar em algo que você deseja fazer, sem preocupações com o tempo e produtividade.

Esportes também são terapias eficientes contra as pressões diárias. Nadar, correr, andar, dançar, qualquer que seja a escolha o importante é exercitar-se com o que você realmente gosta. Para relaxar de verdade é preciso estar atento às próprias necessidades de paz e não ignora-las.

Além de serem uma atividade prazerosa, algumas técnicas de relaxamento criam uma sensação de paz e tranquilidade para o corpo e a mente: mergulhar na leitura de um bom livro, deixar-se envolver por uma música ou mesmo deitar-se em um lugar confortável, longe do barulho e de muita luz, imaginando-se em um lugar tranquilo e concentrando-se nos movimentos de inspiração e expiração.

Depois de descobrir a sua maneira favorita de relaxar, planeje dedicar-se a ela diariamente, reservando um tempinho para você mesmo. Em pouco tempo você notará a diferença!

Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Dança Wellness 2009

Alunos e amantes da dança preparem-se: vem aí o Dança Wellness 2009, evento que traz para a cidade de Jundiaí profissionais da Dança de Salão reconhecidos dentro e fora de nosso País. O Dança Wellness 2009, patrocinado pela Ibero Cruzeiros, terá workshops variados, além de um Baile de Encerramento, que contará com a participação dos profissionais envolvidos nas atividades. Entre eles estão Fabiana Terra e Patrick Oliveira, professores de dança e coordenadores do Cruzeiro Movida Latina, que será realizado de 6 a 13 de março de 2010 no Navio Grand Celebration, da Ibero Cruzeiros, e contará com shows e aulas de ritmos latinos, como salsa, samba e zouk.

Confira a programação do Dança Wellness 2009:

Workshops

► 19 de agosto (quarta-feira):
19h30 às 20h30 – Zouk (iniciante) com Veronezi e Carol
19h30 às 20h30 – Tango (iniciante) com Pablo e Sonia
21h às 22h – Zouk (intermediário/avançado) com Veronezi e Carol
21h às 22h – Tango (intermediário/avançado) com Pablo e Sonia

► 20 de agosto (quinta-feira):
19h30 às 20h30 – Samba-Rock (iniciante) com Magoo e Carol
19h30 às 20h30 – Swing Dance (iniciante) com a equipe Wellness
21h às 22h – Samba-Rock (intermediário) com Magoo e Carol
21h às 22h – Swing Dance (intermediário) com a equipe Wellness

► 21 de agosto (sexta-feira):
19h30 às 20h30 – Salsa (iniciante) com Patrick e Fabiana
21h às 22h – Salsa (intermediário/avançado) com Patrick e Fabiana

Valores:
1 workshop – R$ 40,00
2 workshops – R$ 35,00 cada
3 ou mais workshops – R$ 30,00 cada

Alunos Wellness têm condição especial:
1 workshop – gratuito
Demais workshops – R$ 25,00 cada

Baile de Encerramento
Show especial com os professores do Dança Wellness 2009!
Dia 22 de agosto (sábado), às 21hs no Clube do Grêmio C.P. (Centro, Jundiaí).
Banda: Sombra e Água Fresca
Convite: R$20,00
Durante o baile, os professores apresentarão seus trabalhos na forma de espetáculos de dança.

Participe!!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Dicas para perder peso

Não existem regimes milagrosos. As dietas devem ter a orientação de profissionais, que fazem um programa individualizado e respeitam os hábitos alimentares de cada um. Se não for assim, as tentativas de perder peso acabam desencadeando o chamado efeito sanfona de emagrecer e engordar.

Mas, independente de sua dieta, essas dicas podem ajudar ainda mais na conquista e manutenção da silhueta ideal:
• Beba um copo d’água meia hora antes das principais refeições.
• Coma três refeições moderadas (café da manhã, almoço e jantar) por dia e, entre essas refeições, uma fruta fresca. Não pule nenhuma refeição.
• Sirva a comida em pratos menores. Porções menores parecerão proporcionalmente maiores em pratos pequenos.
• Coma devagar. A partir do momento em que começamos a comer, demora 20 minutos para que nosso cérebro registre que a fome foi satisfeita. Comendo lentamente você consumirá menos alimento no mesmo período de tempo.
• Transforme as refeições em ocasiões agradáveis. Prepare uma mesa bonita, coloque uma música suave. Quanto mais agradável for a refeição, tanto mais lentamente você irá comer.
• Aumente o consumo de fibras. Carboidratos ricos em fibras como produtos à base de cereais integrais, frutas frescas e hortaliças, feijões e leguminosas, têm poucas calorias e são ricos em vitaminas e sais minerais. As fibras dão sensação de saciedade e reduzem a absorção de colesterol e de glicose.
• Não coma no caso de sentir-se ansioso. Aprenda maneiras de manter as tensões sob controle. A ioga é uma boa forma de relaxar e controlar a ansiedade.
• Quando você sentir necessidade urgente de comer e não for hora da refeição, tente alguma atividade como, por exemplo, ligar para alguém para conversar.
• Evite comer tarde da noite.
• Evite álcool e substitua permanentemente os refrigerantes e bebidas adoçadas por sucos naturais sem açúcar, refrigerantes diet ou água.
• É fundamental fazer uma atividade física regular, no mínimo três vezes por semana, para reduzir e manter o peso.

Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.

domingo, 5 de julho de 2009

Sonia Quiroga & Pablo Scanavino

Assista ao vídeo de Sonia Quiroga & Pablo Scanavino, os professores que estarão ministrando aulas de tango e flamenco na Studio Wellness a partir de 21 de julho!

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Sonhar faz bem

Desde a antiguidade, os sonhos representam um segredo a ser desvendado. Mais de cem anos atrás, Sigmund Freud afirmou que eles poderiam revelar nossos medos, conflitos e desejos. Na última década de 50, pesquisadores consideraram os sonhos desprovidos de qualquer sentido, servindo apenas para nos livrar do excesso de informações arquivadas.

Estudos recentes, entretanto, revelaram que os sonhos podem caracterizar uma estratégia individual de sobrevivência, a partir da constatação de que a grande maioria dos mamíferos sonha, e uma atividade só se mantém conservada em tantas espécies quando traz algo de positivo para o indivíduo.

Atualmente, neurologistas estão estudando a importância do sonho no aprendizado. Possuímos dois tipos de memória: declarativa, que nos permite decorar, e de procedimentos, que nos permite aprender. Pesquisas têm demonstrado que pessoas privadas dos sonhos têm a memória de procedimentos prejudicada e manifestam significativa piora no desempenho de aprendizado do que pessoas que sonham sem interrupções.

A lista de benefícios continua. Especialistas afirmam que dormir mal, sem sonhar, nos deixa mais sujeitos a desenvolver quadros de ansiedade e depressão. Isso porque os sonhos parecem funcionar como reguladores do humor, trabalhando as emoções do dia e permitindo neutralizar determinados sentimentos durante o sono. Assim, ao acordar, nos sentimos bem e mais calmos para encarar o que vier pela frente. Por isso, é bom relaxar para poder “sonhar com os anjos”. Levar para o travesseiro situações difíceis do dia é um prato cheio para sonhos pesados, o que significa acordar cansado e sem condições de enfrentar as dificuldades que aparecem. Um pouco de meditação antes de dormir ajuda a ter sonhos mais agradáveis e, para muitos, encontrar soluções para alguns de seus problemas.

Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Novos cursos

Hoje começa o curso de Salsa de Roda! Não conhece? Então venha participar da primeira aula, sem compromisso. Você se diverte, vê como é a Salsa de Roda e, se gostar, continua no curso. Veja:

Rueda de Casino (Salsa de Roda)
Dia/horário: quintas-feiras das 19 às 20hs
Início: 2 de julho

No dia 6 de julho, próxima segunda, começa o curso de Forró para iniciantes. Não sabe se gosta de forró? Não acha que tem jeito para a coisa? Venha fazer a primeira aula sem compromisso e veja que mais fácil e divertido do que você imagina! Confira o horário:

Forró (Iniciante)
Dia/horário: segundas-feiras das 19h30 às 20h30
Início: 6 de julho

Os alunos da Studio Wellness que fazem Dança de Salão com plano semestral ganham 2 meses do curso de Forró! Mais informações na recepção da academia.

Venha dançar com a gente!

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Rir é o melhor remédio

Você já deu uma boa gargalhada hoje? Se a resposta foi não, é bom rever a sua forma de encarar a vida. Médicos e terapeutas garantem que a alegria e uma boa gargalhada são elementos capazes de promover o bem-estar e a saúde, além de ajudar no tratamento de doenças.

O riso é tão benéfico que chega a ser utilizado como uma terapia em diversos países do mundo. O objetivo da chamada terapia do riso é levar as pessoas a rir de tudo, não só de situações engraçadas como também de si mesmas. Por isso, em vez de ficar irritado porque o moço do café ainda não lhe trouxe o troco, encare a situação de uma forma mais descontraída. No lugar de gastar os seus tímpanos com as buzinadas do trânsito caótico, coloque para tocar aquela música que você adora. Tente não se enervar por mais que a situação seja irritante e comece a encarar as coisas de forma diferente, com um sorriso nos lábios, brincando com a situação. O estresse é também mais facilmente combatido quanto mais a pessoa rir e estiver bem humorada.

Rindo de forma descontraída e verdadeira, são movidos cerca de 400 músculos de todo o corpo. O riso e o bom humor têm a vantagem de proteger o coração e, está provado através de diversos estudos, que quem leva uma vida mais bem humorada tem menos probabilidade de ter um ataque cardíaco do que aqueles que nunca dão uma risadinha. Dar gargalhadas também pode ser muito produtivo para os sistemas respiratório, imunológico, muscular, nervoso central e endócrino, entre outros. Quando rimos, ativamos a circulação do sangue, o ritmo respiratório e, portanto, a oxigenação geral do corpo.

Rir é, de fato, o melhor remédio! O riso como expressão de alegria melhora a sua qualidade de vida, física e psicológica, e é um ótimo exercício para se tornar uma pessoa mais saudável. Você vai notar que consegue dominar melhor os problemas, tem mais energia, vitalidade, otimismo e menos estresse. Não é à toa que um ditado chinês ensina que, para ser saudável, deve-se rir pelo menos 30 vezes por dia. Não espere mais, comece agora!

Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Professores argentinos na Wellness!

Quer aprender a dançar tango com um casal de professores argentinos?
Ou que tal aprender Flamenco com uma professora argentina?
Você pode fazer isso na Studio Wellness!

A partir de julho, Sonia Quiroga e Pablo Scanavino irão se juntar à equipe de professores da academia Studio Wellness! Sonia e Pablo são dançarinos argentinos de renome nacional e internacional, que já se apresentaram em diversos teatros brasileiros para importantes figuras de nosso País. Eles organizaram o primeiro Festival de Tango em São Paulo, evento que contou com o apoio do Consulado Argentino e de produtores artísticos de conceituadas casas de show. Presença e profissionalismo colocam essa dupla como uma das maiores formas expressivas de um tango natural e sensual, que mescla sensações sem limites. E a Studio Wellness traz para você a oportunidade única de aprender a dançar Tango e Flamenco com Sonia Quiroga e Pablo Scanavino. Garanta já sua vaga!

Confira os dias e horários:

Tango
Professores: Sonia Quiroga e Pablo Scanavino
Dia/horário: terças – 20h30 às 21h30
Início: 21 de julho
Valor: curso trimestral (3x R$ 100,00)

Flamenco
Professora: Sonia Quiroga
Dia/horário: terças – 19 às 20h30
Início: 21 de julho
Valor: R$ 120,00 (mensal)

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Eita trem bão, sô!

Foi onti o Arraiá no Villa! Quem tava lá viu qui foi um baita festão caipira. A banda "Forró di Fole" tocô música até num podê mais e animô ainda mais o bailão!

Óia só as foto da animação!

Ooo trem bão! Qué vê mais foto? Clica aqui, sô!

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Alongamento é importante

Até pouco mais de quinze anos atrás, alongar o corpo antes ou depois de alguma atividade física era comum somente entre atletas profissionais. Atualmente, o alongamento saiu do anonimato para se tornar uma modalidade com aulas exclusivas, com direito a professores especializados, e corresponde a 25% das atividades nas academias.

O alongamento mantém os músculos flexíveis, dá a sensação de um corpo mais relaxado e prepara para o movimento, facilitando as atividades cotidianas e trazendo mais equilíbrio. Pode ser feito antes e depois dos exercícios e também em diversos momentos do dia - de manhã, no trabalho, depois de ficar sentado ou em pé por muito tempo ou quando estiver tenso. Feito antes da atividade física, o alongamento serve para aquecer os músculos, preparando-os e deixando-os menos vulneráveis a contusões. Praticado depois, ele tem por objetivo aliviar a tensão e evitar que o corpo fique dolorido, pois elimina o excesso de substâncias tóxicas produzidas pelo esforço físico, como o ácido lático, responsável pela sensação de dor que aparece principalmente quando se exagera no exercício.

Todos podem fazer alongamento, independente da idade, da flexibilidade e da atividade que exerça no seu dia-a-dia. Porém, como toda atividade física, se executado de forma errada o alongamento pode ocasionar danos ao corpo. Por isso, conte sempre com um profissional habilitado para orientar sobre a maneira correta de esticar o corpo.

Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Odeio exercícios, e agora?

Tem muita gente que não gosta de ginástica, de exercícios repetitivos e programados. O bom é que existem várias alternativas para colocar o corpo em movimento e cuidar da saúde.

A dança, por exemplo, movimenta o corpo como um todo, de forma integrada e em sintonia com a música, trabalhando a coordenação motora, agilidade e ritmo. Desenvolve a musculatura de forma integrada e natural, possibilita convívio social e melhora na auto-estima. É uma atividade física interessante e divertida. Na hora de escolher sua modalidade de dança, existem muitas opções: dança de salão (forró, tango, samba, bolero, salsa, soltinho), jazz, dança de rua (street dance) e, para as mulheres, a dança do ventre, que trabalha a feminilidade, a sensualidade, melhora a postura, alivia problemas relacionados à menstruação e modela o corpo tornando-o curvilíneo e acinturado.

Outra alternativa diferenciada é o Pilates, método de atividade física que busca a harmonia entre corpo e mente, o autoconhecimento e a concentração, com foco na postura e respiração, mas que também trabalha o tônus muscular, a força e a flexibilidade. É ideal para quem não gosta do ambiente e dos exercícios das academias ou está cansado da tradicional ginástica, mas quer estar em forma e com o corpo malhado.

Independente de qual for, o importante é praticar alguma atividade física que lhe proporcione prazer, que seja adequada ao seu estilo de vida, mas que seja orientada por um profissional competente para evitar problemas posteriores. Se você já tentou algumas opções e não gostou, não desista. Quanto maior o prazer com a atividade, melhor será o resultado, já que você não precisará se cobrar tanto para manter a regularidade nas atividades.

Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

A dança de salão no cinema

John Clark, apesar de ter um ótimo emprego, uma esposa charmosa e uma família maravilhosa, sente que falta algo em sua vida. Todas as noites, voltando do trabalho para casa, ele vê uma linda mulher na janela de um estúdio de dança. Atraído por ela, John impulsivamente salta do trem e se matricula na escola para ter aulas de dança. No começo parece que ele cometeu um erro: sua professora não é Pauline, a moça de olhar perdido da janela, e ele mostra ser o aluno mais desajeitado da turma. Mas no decorrer das aulas, ele conhece Pauline e se apaixona pela dança. Ele esconde essa novidade da família enquanto treina para a maior competição de dança de Chicago. Com seu segredo prestes a ser revelado, John terá que se desdobrar para continuar realizando seu sonho de dançar.

Essa é a história do filme Dança Comigo? (EUA - 2004). John Clark é Richard Gere e Pauline é Jennifer Lopez. Confira uma cena do filme:

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Ganhe uma hora por dia

O que você faria se tivesse uma hora a mais só para você? As opções, com certeza, são inúmeras. Vejamos algumas dicas para que seu dia dure mais:
• Esqueça suas contas - Passamos boas horas durante o mês só pagando nossas contas. Felizmente, os bancos podem nos dar uma mãozinha com a possibilidade do débito automático. Além de economizar tempo, não corremos o risco de esquecer de pagar o telefone e ter a grata surpresa de encontrá-lo mudo qualquer dia.
• Faça o trabalho render – Você tem ficado até tarde no trabalho ou leva serviço para casa? Fique esperto com as distrações e interrupções desnecessárias durante o expediente e mantenha o foco naquilo que precisa ser feito.
• Segure-se com os e-mails – Não há dúvidas: o correio eletrônico é um modo conveniente e rápido de comunicação, largamente utilizado hoje em dia. Mas checar e responder constantemente seus e-mails pode consumir um tempo precioso. Experimente ler sua correspondência eletrônica duas ou três vezes ao dia. No começo parece difícil, mas o resultado pode ser compensador.
• Organize as compras – Anote as coisas para comprar no supermercado conforme for lembrando e mantenha a lista sempre na bolsa. Isso assegura que você voltará para casa com tudo o que precisa sem ter que ir ao mercado novamente no dia seguinte. Se vai ao shopping, escolha os dias e horários em que ele está mais vazio. Você perde menos tempo estacionando o carro e andando pelas lojas.
• Durma bem – Se você quer estar produtivo amanhã, ter oito horas de sono hoje é fundamental. Depois de um bom descanso você estará mais alerta e, com certeza, fará mais rapidamente suas atividades do dia seguinte.

Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Novo curso

Dia 2 de julho começa o novo curso de Rueda de Cassino (Salsa de Roda)! Se você acha divertida a Salsa dançada em roda, mas não sabe o que fazer ou ainda se sente inseguro para participar, venha fazer o curso. Ele acontecerá às quintas-feiras, das 19 às 20 horas. Reserve já sua vaga!

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Sono: indispensável sempre

Você já deve ter visto em filmes cenas onde torturadores impedem que a pessoa durma quando querem arrancar dela uma confissão. Isso não é por acaso. Está comprovado que dormir menos horas do que o necessário pode prejudicar a saúde física e mental, trazendo consequências como irritabilidade, alterações no humor, dificuldade de concentração e maior risco de problemas cardiovasculares. De acordo com pesquisadores da Universidade de Chicago, Illinois, EUA, a falta crônica do sono apresenta consequências adversas no metabolismo dos carboidratos e nas funções hormonais.

O tempo necessário para um sono reparador varia de uma pessoa para outra, mas geralmente está na faixa de 7 a 9 horas por noite. Uma maneira de saber se estamos dormindo o suficiente é observar quantas horas a mais dormimos quando temos o dia livre, por exemplo, no fim de semana. Se durante a semana você dorme seis horas e no sábado estica para doze, é sinal de que está carente de sono.

Veja algumas dicas para melhorar a qualidade do seu sono:
• durma em um local confortável, fresco, escuro e silencioso;
• procure relaxar antes de ir para a cama;
• tome um copo de leite morno: o aminoácido triptofano, presente no leite, relaxa os músculos e induz o sono;
• experimente um chá relaxante, como camomila ou erva-cidreira;
• pratique uma atividade física regular, mas não perto da hora de dormir;
• não durma com fome e faça refeições leves à noite;
• se não consegue dormir não fique na cama, levante-se, faça alguma atividade e volte quando sentir sono.

Se mesmo com essas dicas você continuar a ter dificuldade para dormir, é fundamental procurar a ajuda de um médico.

Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Túnel do tempo: Michael Jackson

Quem não se lembra das coreografias no cemitério e o mortos-vivos acompanhando os passos de Michael Jackson no videoclipe Thriller?

O vídeo, lançado em 1983, tem 14 minutos e foi produzido para divulgar o single Thriller, uma das faixas do LP que leva o mesmo nome e que figura no Guinness World Records como o mais vendido da história - até 2006 mais de 104 milhões de pessoas havia comprado o disco. O videoclipe é considerado o mais popular de todos os tempos, redefiniu o conceito de vídeos musicais e revolucionou a indústria fonográfica com a adoção de um marketing agressivo de divulgação. Foi o videoclipe mais caro da sua época: custou cerca de 800 mil dólares - o equivalente a um milhão e 400 mil dólares hoje.

Quer relembrar?

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Fique de bem com a vida

Vários aspectos podem nos ajudar a viver bem, saudável e feliz. Mas alguns são indispensáveis. Confira:

• Alimentação - Uma alimentação deficiente pode interferir no seu pique, fazer você se sentir cansado e sem disposição. Para não errar aposte na variedade: quanto mais colorido o seu prato, mais nutrientes contém.

• Dormir bem - A falta de sono pode causar ansiedade, irritabilidade, depressão, falta de concentração, déficit de memória e aprendizado. Procure dormir e acordar sempre no mesmo horário, manter o quarto limpo, com temperatura e luz adequadas.

• Ser ativo - 30 minutos de atividade física por dia são suficientes para produzir as endorfinas que garantem a sensação de bem-estar e até para perder uns quilinhos, além de nos tirar da lista de sedentários. Vale tudo: caminhar até o ponto de ônibus, deixar o elevador e subir pelas escadas, ou então, dançar pra valer!

• Tempo para você - Quando não sobra um minuto para nós mesmos, abrimos as portas para a ansiedade, irritação, dor de cabeça, insônia e podemos acabar descontando na comida. Procure administrar bem sua agenda e programe seu dia para realizar pequenas coisas que dão prazer. Isso traz uma satisfação enorme e torna o dia muito mais agradável.

• Compartilhar - Ter com quem trocar emoções, sentimentos, alegrias e tristezas é muito prazeroso e libera endorfinas. Cultive seus amigos, mantenha contato estreito com a família e valorize os momentos compartilhados.

Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

A vida pode (mesmo) ser um musical

Quem lembra da música Do-Re-Mi, do filme "A Noviça Rebelde", que teve Julie Andrews no papel principal? Pois foi essa a música que escolheram para tocar na estação central de Antuérpia, na Bélgica, em março último. As pessoas não sabiam o que estava acontecendo quando a música começou a tocar, mas foi difícil deixar de se contagiar com a performance dos mais de 200 bailarinos que encheram a estação. Você conseguiria ficar parado?

O musical foi uma ação promocional de uma estação de TV local para anunciar seu mais recente programa de televisão.



Que música você começaria a cantar e dançar em um local público se soubesse que todo mundo iria cantar e dançar com você?

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Passos largos para a saúde

O ser humano não evoluiu como um animal sedentário. Muito pelo contrário, a atividade física sempre foi essencial para a sobrevivência da espécie. A tendência ao sedentarismo que hoje se observa é algo que data de não mais de 50 anos. Atualmente, o sedentarismo marca os indivíduos na faixa etária dos 30 aos 60 anos de tal forma que essas pessoas passam mais da metade do seu tempo acordadas sentadas em algum lugar.

A falta de atividade é tão ruim para a saúde quanto fumar um maço de cigarros por dia, alertam especialistas. A vida sedentária provoca literalmente o desuso – e, por consequência, a atrofia - dos sistemas funcionais. Por isso, o sedentarismo é uma das principais causas do aumento da incidência de várias doenças.

Para a medicina moderna, sedentário é o indivíduo que gasta menos de 200 Kcal por dia em atividades físicas. Para não ser sedentário só há um jeito: mexer-se. E aí valem tanto os exercícios físicos como reagir aos confortos da vida moderna: descartar o elevador, o controle remoto, arrumar os armários, cuidar das plantas no jardim. Veja só quantas calorias são gastas com uma hora das seguintes atividades:
• cozinhar = 175
• cuidar do jardim = 350
• dançar = 315
• fazer supermercado = 245
• jogar baralho = 105
• lavar o carro = 315
• subir escadas = 252

Estacionar o carro longe da porta de entrada do serviço é uma alternativa, assim como descer do ônibus um ponto antes do habitual. Também é atividade física caminhar até o banco, a padaria ou a farmácia. Uma caminhada leve por 30 minutos, quase todos os dias, ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade, a depressão, aumenta a auto-estima e a capacidade de concentração e, ainda, proporciona sensação de bem-estar.

Não se entregar à preguiça e ter um programa de atividade física regular é suficiente para produzir um impacto positivo sobre o organismo, podendo significar uma melhor expectativa de vida, além dos reflexos benéficos sobre a qualidade de vida. Escolha a modalidade de exercício que mais lhe agrada e consulte regularmente seu médico, para garantir o melhor para sua saúde.

Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Gostei muito das mudanças

Veja o comentário da Adelita, nossa aluna há mais de um ano:

É notável a movimentação que a Wellness vem fazendo para a melhora da academia e satisfação de seus clientes. Estava extremamente desmotivada com o clima da academia, com a falta de bolsista e com o Villa, mas gostei muito das mudanças que estão ocorrendo.

Participei do último Villa e dancei muito, muito mesmo... Td bem que quando ninguém me chama eu mesma vou lá e chamo os meninos... mas dificilmente preciso fazer isso, td está muito mais organizado, todos estão tendo espaço e companhia p/ dançar.

Quero parabenizar 4 bolsistas em especial... Primeiro o Dú, que conheço há um bom tempo e sempre o vejo dançando com toda e qualquer mulher, seja ela gorda, magra, alta, baixa, do básico ou do avançado. Parabéns Du, vc vem sendo a diferença.

O Diego, que mesmo com pouco tempo de Wellness tem contribuído e muito para melhoria da academia... Ele dança muito bem, é muito esforçado, é simpático e uma pessoa muito agradável... Eu gosto muito dele, não só como bolsista, mas tb como pessoa. Isso faz toda a diferença, pois percebe-se que ele não está lá apenas para aprender, mas para trocar experiências.

O João, que também é um menino super esforçado, competente como bolsista e um exemplo p/ muitos. Ele dança muito bem, é extremamente educado, atencioso e gentil. Danço com ele com prazer, pois ele também tem feito toda a diferença para a melhoria da Wellness. Espero ter o prazer de dançar com ele por muito tempo.

O Ueslei que, mesmo com as dificuldades, tem se esforçado em todas as aulas e nunca desiste... Encara todo e qualquer passo mesmo q tenha q refaze-lo 200 vezes. É notável o esforço que ele vem fazendo para melhorar a cada dia...

É isso, acredito que ainda há muito a ser feito, mas fico feliz pelas mudanças que estão ocorrendo... Isso nos mostra o comprometimento da Wellness com aqueles que fazem ela crescer, os parceiros, nós os alunos.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Perdoar é bom para a saúde

Na oração do Pai-Nosso - uma das mais conhecidas preces desde a origem do cristianismo – existe uma frase que diz: “Perdoai nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”. Independente da religião que se segue, ou não, sabemos que não é tão fácil assim perdoar.

Entretanto, em 1996 o psicólogo americano Frederic Luskin, começou a estudar, em causa própria, diversos métodos capazes de ajudar pessoas dominadas pela mágoa. Dois anos depois, com material suficiente em mãos, ele convenceu uma das mais respeitadas instituições americanas, a Universidade de Stanford, na Califórnia, a criar o Projeto Perdão, onde um grupo de pesquisadores investiga o tema e ensina pacientes a perdoar.

Segundo o psicólogo, perdoar é desistir de toda e qualquer esperança de um passado melhor. Viver na amargura, em função de acontecimentos passados, não só impede a felicidade como põe para baixo o sistema imunológico e endurece o coração, literalmente, aumentando as chances de infartos. Luskin defende a idéia de que, quando focamos nossa atenção somente em quem nos magoou, deixamos de perceber as pessoas que nos amam, prolongamos o período de sofrimento e isso traz consequências para nossa saúde física e mental.

O treinamento aplicado na Universidade leva a pessoa a perceber que as mágoas são uma das maiores fontes de estresse e que, independente dos ensinamentos religiosos que pregam o perdão para o bem da humanidade, perdoar é bom para a própria pessoa, acima de tudo. O método, inclusive, já virou livro.

Importante: as informações e sugestões de saúde e bem-estar contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de profissionais da saúde.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Dançando a Bordo, o Baile!

Grande festa recriando a atmosfera do cruzeiro dançante! É uma excelente oportunidade de reencontrar os amigos e reviver os melhores momentos do Costa Magica. Para quem ainda não viajou e dançou em um cruzeiro da Costa, é uma ótima chance de conhecer o famoso baile Dançando a Bordo.

O evento contará com a presença de toda a equipe de professores e personal dancers do navio e da super orquestra de bordo Lizzi Band, tocando todos os ritmos. Participação especial DJs La Luna & Drika.

O Baile acontece sábado, dia 6 de junho, das 22 às 4h no Clube Espéria - Av. Santos Dummont, 1313, São Paulo. Os convites custam R$ 25,00 (com lugar na mesa e estacionamento no local) e estão à venda na academia Studio Wellness.

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP